Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 04-03-2008

Vítimas de acidente aéreo são enterradas em Santa Catarina
Quatro pessoas morreram em queda de avião de pequeno porte no Rio de Janeiro
Vítimas de acidente aéreo são enterradas em Santa Catarina
Foto: Hermínio Nunes/Diário Catarinense/Ag. RBS

Cerca de 500 pessoas acompanharam, nesta terça-feira (4), em Florianópolis, os enterros das vítimas do acidente aéreo que aconteceu no Rio de Janeiro.

Quatro pessoas morreram carbonizadas na queda de uma aeronave de pequeno porte no domingo (2). O avião caiu a poucos metros da cabeceira da pista do Aeroporto de Jacarepaguá.

Familiares e amigos estiveram no Cemitério Jardim da Paz, na SC-401, para prestar as últimas homenagens aos empresários Gilmar Detoni e Sílvio Pedro Vanzella, que foram enterrados no final da manhã. O sepultamento do também empresário Joci Martins ocorreu por volta de 12h30. O enterro do piloto Frederico de Tolla aconteceu às 13h30.

Os corpos das quatro vítimas chegaram a Florianópolis na madrugada desta terça-feira e foram recebidos por familiares no Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis.

O acidente
Os bombeiros informaram que a queda do avião ocorreu a poucos metros da cabeceira da pista do Aeroporto de Jacarepaguá. De acordo com a Guarda Municipal, a aeronave caiu em uma área em anexo a uma concessionária de veículos.

O terreno vazio fica na Avenida das Américas, em uma área residencial, próximo ao condomínio Novo Leblon. Na queda, a aeronave chegou a arrancar um pedaço do telhado da concessionária.

Gasolina
Em nota oficial, a fabricante do avião, Cirrus Brasil lamentou o acidente e informou que o avião é movido por motor a pistão e foi certificado para operar com gasolina de aviação conhecida como AVGAS. A empresa esclareceu que "do fabricante e sua revenda cabe tão somente fornecer aos proprietários das aeronaves os manuais correspondentes, bem como toda a documentação técnica e legal pertinente, ficando a cargo do piloto o cumprimento das normas técnicas previstas nos referidos manuais".

As investigações da polícia apontam erro no abastecimento como a mais provável causa do acidente. O delegado responsável pelo caso, que recebeu as notas fiscais do combustível, disse que a aeronave foi abastecida com QAV1, que é querosene.

Segundo pilotos, usar querosene no lugar de gasolina num avião como este é o mesmo que colocar diesel num carro movido a gasolina. O motor libera muita fumaça, perde potência e pára de funcionar. O que ainda é difícil de entender é como aconteceu o engano, se o combustível recomendado está escrito na tampa do tanque.

O abastecimento desse tipo de avião é comum no aeroporto de Jacarepaguá.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir