Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-03-2008

Colômbia denunciará Chávez ante CPI
Hugo Chávez, Alvaro Uribe (centro) e Rafael Correa posam para foto tirada em outubro de 2007 durante a inauguração de um gasoduto no Equador
Colômbia denunciará Chávez ante CPI
Foto: AFP

BOGOTÁ, 4 Mar 2008 (AFP) - O presidente colombiano Alvaro Uribe anunciou nesta terça-feira que seu país vai denunciar o presidente venezuelano Hugo Chávez ante a Corte Penal Internacional "por patrocínio e financiamento de genocidas".

Uribe disse aos jornalistas que o embaixador colombiano nas Nações Unidas anunciará que seu país já iniciou os trâmites do processo.

O governo colombianoa assegurou na véspera ter encontrado uma carta que compromete Chávez com o financiamento de 300 milhões de dólares para a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

A carta foi encontrada, segundo Bogotá, em um computador achado no local em que morreu, no sábado, o número dois dessa guerrilha, Raúl Reyes, em um ataque das forças colombianas no Equador.

Uribe disse que a decisão de processar Chávez demonstra que seu governo e os colombianos estão firmes contra o terrorismo e seus patrocinadores.

"Não necessitamos que nos dêm tapinhas nas costas ombro para que expressem pesar por nossos mortos, enquanto dão refúgio aos verdugos da Colômbia", assinalou o chefe de Estado colombiano, falando aos jornalistas na saída da Casa de Narií±o (sede presidencial).

Depois do ataque, Equador e Venezuela fecharam suas embaixadas em Bogotá, Caracas expulsou o chefe da diplomacia colombiana nesse país e Quito anunciou a ruptura de relações com seu vizinho.

A crise diplomática entre Colômbia e seus vizinhos será abordada nesta terça-feira, em Washington, em uma reunião do conselho permanente da Organização de Estados Americanos, enquanto que o presidente equatoriano, Rafael Correa, iniciou nesta terça-feira uma viagem por vários países da América Latina.

Colômbia denunciará Chávez ante CPI por "patrocínio de genocidas"

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir