Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-03-2008

Equador acusa a Colômbia, que pede desculpas na OEA
Países estão em crise diplomática desde o final de semana
Equador acusa a Colômbia, que pede desculpas na OEA
Foto: G1

O Equador acusou a Colômbia nesta terça-feira (4) na Organização dos Estados Americanos (OEA) de ter realizado uma "violação planejada e premeditada" de sua soberania. Disse ainda que o presidente colombiano, Alvaro Uribe, mentiu na versão que apresentou dos fatos que levaram à morte um líder guerrilheiro colombiano em território equatoriano.

Já a Colômbia reiterou, perante a OEA, seu pedido de desculpas públicas ao governo do Equador e a seu povo pelas ações militares do final de semana em território equatoriano.

Raúl Reyes, ex-número 2 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), e pelo menos outros 20 rebeldes morreram no último sábado em um bombardeio das Forças Armadas da Colômbia em território do Equador. A crise começou depois que o presidente equatoriano, Rafael Correa, qualificou o ataque de um massacre que violou sua soberania.
A acusação do Equador ocorre horas após o presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, ter afirmado que seu país vai denunciar Hugo Chávez, o presidente da Venezuela, na Corte Penal Internacional por "patrocinar e financiar genocidas".

Uribe disse aos jornalistas que o embaixador colombiano nas Nações Unidas anunciará que seu país já iniciou os trâmites do processo.
O governo colombiano assegurou na véspera ter encontrado uma carta que compromete Chávez com o financiamento de US$ 300 milhões (cerca de R$ 490 milhões) para a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

A carta foi encontrada, segundo Bogotá, em um computador achado no local em que morreu, no sábado, o número dois dessa guerrilha, Raúl Reyes, em um ataque das forças colombianas no Equador.

Chávez determinou nesta terça-feira (4) o fechamento de sua fronteira com a vizinha Colômbia após a crise gerada com a morte de Raul Reyes.

O anúncio do fechamento da fronteira foi motivado pelo envio de mais tropas venezuelanas à região e também depois de Chávez expulsar o embaixador e os funcionários da embaixada da Colômbia em Caracas.

Equador acusa a Colômbia, que pede desculpas na OEA
Países estão em crise diplomática desde o final de semana.
Morte de ex-número 2 das Farc elevou tensão na fronteira.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir