Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-03-2008

Morre Gary Gygax, um dos criadores do RPG "Dungeons & Dragon
Gary Gygax, que criou junto a Dave Arneson o primeiro jogo de RPG, "Dungeons & Dragons", morreu esta manh�, aos 69 anos,
Morre Gary Gygax, um dos criadores do RPG

Los Angeles (EUA.), 4 mar (EFE) - Gary Gygax, que criou junto a Dave Arneson o primeiro jogo de RPG, "Dungeons & Dragons", morreu esta manh�, aos 69 anos, em sua resid�ncia de Lake Geneva (Wisconsin) informou a imprensa americana.

Gygax tinha sofrido diversos problemas de sa�de nos �ltimos anos, incluindo um aneurisma da aorta abdominal, disse sua esposa, Gail.

Apesar de seu estado de sa�de, Gary Gygax continuou organizando em sua casa partidas semanais do jogo at� janeiro deste ano, explicou sua esposa.

Gygax e Arneson criaram "Dungeons & Dragons" em 1974 atrav�s de personagens medievais e criaturas mitol�gicas que se transformaram anos depois em um grande sucesso, principalmente entre os adolescentes.

Mais � frente, a repercuss�o do jogo de RPG deu lugar a videogames, livros, s�ries de televis�o e filmes com seu nome, o �ltimo protagonizado por Jeremy Irons em 2000.

Gygax tamb�m escreveu v�rios romances.

"Era como o tio que todos queremos para aqueles que jogam videogames", disse Mike Mearls, respons�vel pela quarta edi��o de "Dungeons & Dragons", ao site "Underwire".

"Deu forma a toda uma gera��o de jogadores", sustentou.

Gygax conseguiu se tornar um �cone para os amantes do jogo e inclusive apareceu em s�ries de televis�o, onde interpretou si mesmo, como em epis�dios de "Futurama" ou "Code Monkeys".

Em "Dungeons & Dragons" os jogadores encarnam uma s�rie de personagens de fic��o e participam de aventuras obedecendo a uma s�rie de regras.

Este jogo de papel foi o modelo seguido por centenas de outros que tentaram imit�-lo e foi a inspira��o para todo um g�nero de jogos de computador que ainda s�o vendidos em escala milion�ria.
Gygax deixa mulher e seis filhos. EFE

Morre Gary Gygax, um dos criadores do RPG "Dungeons & Dragon

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir