Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-03-2008

Governo dos EUA pede união do mundo contra as Farc.
As Farc foram um problema para os colombianos durante décadas e "queremos ver todos os países cooperarem com a Colômbia
Governo dos EUA pede união do mundo contra as Farc.

Washington, 4 mar (EFE).- O Governo dos Estados Unidos pediu hoje que o mundo se una contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e expressou sua confiança na resolução da crise diplomática entre Colômbia, Equador e Venezuela a partir da mediação da Organização dos Estados Americanos (OEA).

As Farc foram um problema para os colombianos durante décadas e "queremos ver todos os países cooperarem com a Colômbia para que este problema possa ser enfrentado", disse Tom Casey, porta-voz do Departamento de Estado.

O funcionário acrescentou que os EUA esperam que a disputa entre Equador e Colômbia se resolva pela via diplomática.

"Pedimos fortemente ao Equador que trabalhe de forma diplomática com o Governo da Colômbia para resolver os assuntos pendentes relacionados" à incursão militar do Exército colombiano promovida no último sábado, disse Casey.

O porta-voz acrescentou que os EUA acham importante que a "Colômbia continue fazendo o que precisa fazer para responder à ameaça das Farc".

Casey também disse que o ataque além da fronteira equatoriana foi "um incidente militar isolado que gerou preocupações do Equador a respeito das ações que envolvem os colombianos", e que é "compreensível" que questões assim surjam e as partes busquem uma solução.

Perguntado sobre as informações de que a Venezuela está apoiando financeiramente as Farc, Casey disse que não podia "nem confirmá-las nem negá-las". EFE

Governo dos EUA pede união do mundo contra as Farc.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir