Categoria Policia  Noticia Atualizada em 05-03-2008

Espanhol usava orkut para atrair e aliciar mulheres
Estrangeiro prometia muito dinheiro para as v�timas
Espanhol usava orkut para atrair e aliciar mulheres
Foto: Reprodu��o

Ap�s dez meses de investiga��o, a Pol�cia Federal (PF) deteve, nesta ter�a-feira (4) e j� dentro de um avi�o cujo destino seria Madri (Espanha), um espanhol sob a acusa��o de tr�fico internacional de mulheres. As garotas, que segundo a PF seriam for�adas a se prostituir para sobreviver na Europa, eram atra�das pela internet, atrav�s de um site de relacionamento.

PF montou uma opera��o para deter o espanhol. Os agentes esperaram que as mulheres embarcassem com o homem acusado de ser aliciador para caracterizar o tr�fico internacional de seres humanos. S� ent�o, o espanhol foi preso. Ele e tr�s mulheres foram retirados da aeronave, pouco antes da partida do avi�o.

Algemado, o rapaz negou a acusa��o. "Eu estava indo viajar com minha namorada", afirmou.

Segundo a PF, por�m, o espanhol contratava mulheres em munic�pios que ficam na divisa de Mato Grosso com Goi�s. Elas seriam levadas para trabalhar em casas noturnas na Europa.

Semi-escravid�o
As mulheres eram atra�das com a promessa de ganhar muito dinheiro. Mas quando chegavam l� tinham o passaporte apreendido, e eram obrigadas a trabalhar em regime de semi-escravid�o.

Mas um detalhe surpreendeu a PF. A forma como elas eram escolhidas. As mulheres eram obrigadas a criar p�ginas pessoais, com fotos, em um site de relacionamento na internet.

"� a primeira vez que eu tenho not�cia dessa escolha atrav�s de um site de relacionamento, que facilita o acesso ao dono do clube espanhol com as meninas. Ele poderia ter contato imediato com a fotografia e verificar as que se adequavam ao perfil desejado", explicou o delegado Bruno Rodrigues.

O espanhol acusado de aliciar as garotas tamb�m mant�m um site relacionamento na internet. Atrav�s da rede mundial de computadores, ele, segundo a PF, mantinha contato com muitas mulheres, a maioria de Goi�s e Mato Grosso.

De acordo com a PF, o estrangeiro usava o site para fazer uma pr� sele��o, antes de vir ao Brasil e conhecer as garotas pessoalmente. "S�o muitas v�timas, mas n�o foi poss�vel ainda fazer um levantamento, pois muitas n�o conseguem retornar", disse o superintende da PF, Rog�rio Galloro.

Espanhol usava orkut para atrair e aliciar mulheres. Estrangeiro prometia muito dinheiro para as v�timas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir