Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-03-2008

Hillary crê em chapa conjunta com Obama nos EUA
Disputa democrata continua indefinida a oito meses da eleição. John McCain venceu entre os republicanos
Hillary crê em chapa conjunta com Obama nos EUA
Foto: Reuters

A pré-candidata à Presidência dos EUA Hillary Clinton, que ganhou um novo fôlego na disputa pela indicação democrata depois de suas vitórias de terça-feira nas primárias de Ohio e Texas, não descartou nesta quarta-feira (5) uma possível chapa presidencial junto a seu adversário, Barack Obama.

Entrevistada pela rede de TV CBS sobre o futuro da acirrada disputa e a eventualidade de uma chapa com o senador por Illinois, Hillary respondeu: "Provavelmente é para onde nos dirigimos". Evidentemente devemos decidir quem ficará na frente. Acho que as pessoas em Ohio disseram muito claramente que deve ser eu."

As quatro prévias eleitorais desta terça-feira (4) definiram o candidato republicano que vai disputar a Presidência dos Estados Unidos em novembro -será John McCain- e prolongaram a disputa entre os democratas.

Depois de ser derrotada em 12 prévias consecutivas, e de ver até o ex-presidente Bill Clinton, seu marido, falar em desistência, a senadora e pré-candidata democrata Hillary Clinton viu sua campanha renascer.

"Nos recusamos a ser nocauteados", disse a senadora por Nova York, em discurso em Columbus, Ohio, após vencer a importante primária do estado, além de sair vitoriosa também em Rhode Island e no maior estado disputado na terça, o Texas. Ela disse que vai continuar na disputa com seu oponente Barack Obama.

"A nação vota como Ohio vota. Esta nação está de volta, assim como esta campanha. A população de Ohio disse alto e claro: "continuamos com força e vamos até o fim"", disse. Ela fez referência ao fato de que nenhum presidente da história recente dos Estados Unidos chegou à Casa Branca sem vencer a primária de Ohio.

A vitória de Hillary foi muito celebrada pelos militantes da sua campanha, que gritavam "sim, nós vamos" (yes we will) ironizando o "sim, nós podemos" (yes we can), dos militantes da campanha de Obama. Segundo Hillary, não se trata de querer, ou de poder, mas de alcançar, "transformar esperança em realidade", disse.

Liderança
Apesar de ter sido derrotada em Ohio e no Texas, os dois estados mais importantes da noite, a campanha do senador Barack Obama não pareceu sentir um forte impacto pela vitória de Hillary.

Obama venceu a primeira prévia da noite, em Vermont, e lembrou que as pequenas margens por que Hillary venceu faz com que os delegados sejam divididos de forma proporcional, o que mantém sua liderança na corrida.

Em seu discurso no Texas, antes que a contagem dos votos no estado estivesse encerrada, ele parabenizou Hillary Clinton, mas lembrou que, independentemente de como ficasse a divisão de delegados após as quatro prévias desta terça, ele continuaria liderando a corrida pela vaga para disputar a Casa Branca.

Segundo projeções da rede CNN, Obama tinha, até esta terça, o apoio de 1.381 delegados, contra 1.271 de Hillary Clinton. Um dos dois precisa de pelo menos 2.025 delegados na convenção para se tornar o candidato.

Obama disse ainda que ligou para John McCain para parabenizá-lo pela conquista da candidatura republicana, alcançada com as vitórias desta terça, que deram a ele o número necessário de delegados para ser nomeado na convenção do partido. Mas aproveitou, entretanto, para alfinetar o republicano, dizendo que ele representa a "velha política".

"John McCain pode alegar que tem muita experiência, mas nessa campanha ele está preso à mesma política que está fazendo mal a nosso país", disse, se referindo ao governo George W. Bush e se colocando como alternativa nova e diferente ao "passado". "Queremos nova liderança em Washington, queremos mudança na América, e McCain e Hillary Clinton estão sendo contra esta vontade de mudança, que não começa com as minhas palavras, mas com as palavras do povo. Não há nada de vazio neste discurso."

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir