Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-03-2008

Empresário de 73 anos foge de cativeiro em São Paulo
José Costa teve que caminhar pela Serra do Mar para escapar dos criminosos
Empresário de 73 anos foge de cativeiro em São Paulo
Foto: http://g1.globo.com

Seis pessoas estão em poder de seqüestradores no estado de São Paulo na noite desta quarta-feira (5). Até a madrugada eram oito. E nesta tarde, sete. As estatísticas foram modificadas pela coragem de um senhor de 73 anos.

Ao pisar na divisão anti-sequestro de São Paulo, José Paulo Costa se dá conta de que sua agonia finalmente chegou ao fim. "Pelo que andei, estou bem né? Porque eu andei uns 4 km mata adentro", diz. Ele está com roupa suja e rasgada, pés descalsos e ferimentos por todo corpo. Marcas de quem fugiu do cativeiro e teve que encontrar forças para caminhar pela Serra do Mar.

"Levei tombo, caí... Olhava e aqueles lugares que você subia escorregava lá embaixo, que o barro era molhado. Você não tem idéia, uma escuridão... Virei macaco", conta.

José Paulo é diretor de uma grande empresa da construção civil. Ele e outro executivo, o amigo Antonino da Silva Pinto, foram seqüestrados em um supermercado no litoral paulista. Os dois foram levados para um cativeiro em uma região de floresta, em São Vicente, na Baixada Santista.

O seqüestro ocorreu na manhã de sábado (1º). As famílias pagaram o resgate exigido, mas os criminosos desistiram de soltar as vítimas. Nesta madrugada, José Paulo aproveitou que os seqüestradores estariam sob efeitos de drogas, e conseguiu escapar.

Para fugir, ele conta que tirou as cordas que o amaravam à outra vítima. "Eu pensei comigo: fora, tenho possibilidade de salvá-lo. Ele e eu", afirma, completando que, se ficasse, tinha certeza de que seria morto com o amigo.

Na fuga, José Paulo levou a pasta de trabalho e a carteira com os documentos de Antonino. Conseguiu chegar a uma fazenda e pegou carona até São Paulo. Ainda na delegacia, teve a confirmação de que agiu corretamente. Recebeu, de um policial, a notícia de que seu amigo havia sido solto pelos criminosos.

Empresário de 73 anos foge de cativeiro em São Paulo
José Costa teve que caminhar pela Serra do Mar para escapar dos criminosos.
Empresário aproveitou descuido dos seqüestradores, que estariam sob efeito de drogas.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir