Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-03-2008

Condoleezza Rice visitará Brasil e Chile
A secretária de Estado americana Condoleezza Rice deve visitar o Brasil e o Chile na próxima semana
Condoleezza Rice visitará Brasil e Chile

A secretária de Estado americana Condoleezza Rice deve visitar o Brasil e o Chile na próxima semana para debater assuntos econômicos, além da crise nas fronteiras da Colômbia, anunciou um porta-voz do departamento de Estado nesta quinta-feira.

O porta-voz adjunto, Tom Casey, informou que Rice passará por Brasil e Chile entre os dias 13 e 15 de março.

O porta-voz disse também que Condoleezza se reunirá no Brasil com o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, para conversar sobre o etanol e outros assuntos de interesse bilateral.

Os governos de EUA e Brasil assinaram em março, em São Paulo, um memorando de entendimento para fomentar a produção de etanol, principalmente na América Central e no Caribe. Brasil e Estados Unidos produzem juntos cerca de 70% do total mundial desse combustível.

A secretária de Estado, que está em Bruxelas, terminará a viagem no Chile, no dia 15 de março, onde abordará o comércio e outros temas bilaterais, segundo Casey. Estados Unidos e Chile mantêm um Tratado de Livre Comércio (TLC) desde 2003.

Ouvido sobre se a crise entre Colômbia e Equador causada por uma operação militar colombiana em território equatoriano seria um dos tema da visita de Rice, Casey disse supor que "o tema surgirá".

Casey informou que a viagem de Condoleezza já havia sido planejada antes da crise entre Colômbia e Equador, que culminou com o rompimento de relações diplomáticas entre os dois países por iniciativa de Quito.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir