Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 06-03-2008

Fla, descontrolado, perde para o Nacional
As �ltimas visitas do Flamengo a Montevid�u n�o t�m sido nada agrad�veis
Fla, descontrolado, perde para o Nacional
Foto: http://globoesporte.globo.com

As �ltimas visitas do Flamengo a Montevid�u n�o t�m sido nada agrad�veis. Dez meses ap�s a inesquec�vel derrota para o Defensor por 3 a 0 na primeira partida das oitavas-de-final da Libertadores de 2007, no est�dio Centen�rio, o Flamengo voltou � capital do Uruguai, desta vez no Gran Parque Central, e saiu de campo com uma derrota pelo mesmo placar. Por�m, a queda desta quinta-feira ocorreu mais pelos pr�prios erros e descontrole do Fla - Tor� e Leo Moura foram expulsos infantilmente - do que propriamente pelas qualidades do Nacional.

O time uruguaio tomou a lideran�a do rubro-negro no Grupo 4 da competi��o, com seis pontos. Com quatro, o Fla caiu para a segunda coloca��o, com um jogo a mais do que o Cienciano, que tem tr�s pontos, e o Coronel Bolognesi, que tem um. Os dois times peruanos jogam na ter�a-feira, dia 11, em Cuzco. Na quarta rodada, dia 19, o Flamengo recebe o Nacional, no Maracan�.

Gol no fim e expuls�o inusitada na primeira etapa

O jogo come�ou como era esperado, com o Nacional tentando sufocar o Flamengo em seu campo de defesa. Os rubro-negros se esfor�aram para impedir a iniciativa uruguaia de todas as formas, at� mesmo com chut�es para o alto. O nervosismo ficou claro aos tr�s minutos, quando Leo Moura recebeu cart�o amarelo por uma entrada violenta em Cardaccio, que puxava um contra-ataque ainda em seu campo de defesa.

Mas as duas primeiras chances reais de gol foram do Fla, com chutes da entrada da �rea de Kleberson e Juan, aos 10 e 11 minutos, respectivamente. Aos poucos, o jogo foi ficando mais equilibrado, com muita luta principalmente no meio-campo, com os dois times marcando forte e tentando sair em velocidade ao ataque.

Aos 20, uma grande oportunidade para os donos da casa: ap�s um cruzamento na �rea, Morales desviou de cabe�a e Bertolo chegou para concluir, mas foi barrado por Bruno. No rebote, Morales ainda teve mais uma chance, mas mandou para fora.

Cinco minutos depois, a jogada mais bonita da partida at� ent�o: Souza arrancou pela esquerda, passou por dois advers�rios, tocou para Diego Tardelli, que driblou mais um uruguaio e chutou para uma defesa segura de Viera no meio do gol.

Um pouco afobados no ataque, os jogadores do Flamengo foram pegos em impedimento algumas vezes, principalmente Souza. Leo Moura e Juan, dois dos principais jogadores no sistema ofensivo do t�cnico Joel Santana, n�o fizeram um bom primeiro tempo: enquanto o lateral-esquerdo errou muitos passes, o direito atuou de forma muito contida, sem se soltar � frente.

Aos 37, por pouco o Fla n�o abriu o placar: Kleberson cruzou da direita, Souza foi buscar a bola no alto e cabeceou para uma linda defesa do goleiro uruguaio, que espalmou a escanteio. �"timo para o Nacional, que tr�s minutos depois balan�ou as redes rubro-negras: Ibson errou passe na sa�da de bola, Romero chutou de longe, Bruno espalmou mal, nos p�s de Morales, que mandou uma bomba para dentro do gol.

Em seguida, aos 42, uma cena inusitada e p�ssima para as pretens�es do Fla: a bola saiu pela lateral esquerda, um gandula retardou a devolu��o e foi agredido por Tor�, que acabou expulso de campo. Aos 44, F�bio Luciano disputou bola com Bertolo quase na linha de fundo. O zagueiro agrediu o advers�rio com um chute leve no rosto, mas nada foi marcado. Fim de primeiro tempo e expectativa de mais 45 minutos dram�ticos.

Fla volta, tem mais um expulso e se perde

Preocupado com a expuls�o de Tor�, Joel resolveu tirar Diego Tardelli e colocou Marcinho em seu lugar para que n�o perdesse tanta for�a na marca��o. Mas logo aos cinco minutos, a situa��o do Rubro-Negro ficou ainda pior com a expuls�o de Leo Moura que, imprudente, disputou um lance no meio-campo solando e, como j� tinha amarelo, foi para o chuveiro mais cedo. Em seguida, Bruno fez um milagre ao defender uma cabe�ada de Victorino. Com dois a menos em campo, Joel substituiu Kleberson por Ja�lton para refor�ar o setor defensivo.

Mesmo com nove jogadores, o Fla foi em busca do empate deixando muito espa�o na retaguarda, mais aberto aos contra-ataques do Nacional. Aos 22, mais um gol dos uruguaios: Bruno saiu muito mal para tentar cortar um cruzamento da esquerda, houve um bate-rebate na pequena �rea e Morales fez o segundo. Um minuto depois, 3 a 0: Fornaroli cobrou falta da entrada da �rea, a bola desviou na barreira e enganou o goleiro rubro-negro. Uma festa incr�vel dos torcedores no Parque Central.

Nos �ltimos 20 minutos de jogo, s� o que se viu foi um Flamengo atordoado em campo e o Nacional em cima, na luta pelo quarto gol, que acabou n�o saindo. Dia 19 tem mais, e o Fla ter� que vencer de qualquer maneira em casa se quiser sonhar com a classifica��o �s oitavas-de-final da Libertadores.

Fla, descontrolado, perde para o Nacional
Tor� agride gandula, Leo Moura d� voadora, e time cai em Montevid�u com dois a menos

Fonte: Eduardo Peixoto
http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir