Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-03-2008

Estudante brasileiro escapa de atentado em Israel
O autor do massacre seria um �rabe com documento israelense
Estudante brasileiro escapa de atentado em Israel
Foto: www.g1.com.br

Pela primeira vez em quatro anos, um terrorista �rabe conseguiu atacar dentro de Jerusal�m. Algumas centenas de tiros foram disparados dentro de um semin�rio judaico nesta quinta-feira (6). Os disparos interromperam uma cerim�nia na biblioteca que reunia 80 estudantes. Houve p�nico e histeria. A escola � uma das principais em sua especialidade em Jerusal�m. O estudante brasileiro Gerson Eissen, de 20 anos, contou, por telefone, que escapou por pouco do atentado.

"Eu deveria estar no local onde tudo aconteceu. Eu deveria estar na biblioteca da escola estudando. Eu combinei com um amigo de comer uma pizza no bairro da escola e 20 minutos depois um amigo me liga contando dos atentados, pedindo pra evitar a �rea", conta.

O tiroteio durou 10 minutos at� que o atirador foi morto pela seguran�a. Ele portava um cinto-bomba que foi desativado enquanto dezenas de ambul�ncias socorriam as v�timas do atentado, entre gritos de Morte aos �rabes de alguns israelenses.

Crise
O ataque veio tr�s dias depois de Israel interromper uma opera��o que deixou 125 mortos na Faixa de Gaza, em sua maioria, civis, e que levou a Autoridade Palestina, que s� mant�m poder sobre a Cisjord�nia, a suspender as negocia��es de paz com Israel.

Segundo as primeiras informa��es, o autor do massacre seria um �rabe com documento israelense, residente no lado oriental de Jerusal�m.

Por enquanto, nenhuma organiza��o assumiu a autoria do atentado, mas o Ham�s se apressou em elogiar o que aconteceu. Ag�ncias internacionais falaram em comemora��es nas ruas da Faixa de Gaza que, mais tarde, foram confirmadas com imagens.

"Foi um ato her�ico e n�o ser� o �ltimo", amea�ou um porta-voz do Hamas isl�mico se referindo ao ataque, que foi condenado pela Autoridade Palestina.

O presidente americano George W. Bush, que aposta em um acordo paz entre israelenses e palestinos at� o fim deste ano, em seu mandato, classificou o atentado de "b�rbaro e impiedoso" e disse ao primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, que os Estados Unidos ap�iam Israel com firmeza. O conselho de seguran�a da ONU convocou uma reuni�o de emerg�ncia para analisar a situa��o no Oriente M�dio.

Copiando uma t�tica do Hezbollah, um grupo radical palestino filmou um ataque com uma mina terrestre a um ve�culo militar israelense. O jipe blindado, muito utilizado pelos israelenses em conflitos de rua, passa pela mina numa estrada ao lado da Faixa de Gaza. A explos�o matou um dos soldados israelenses a bordo. As imagens foram divulgadas pelo grupo palestino Salah El Dein, com m�sicas comemorando o ataque.

Estudante brasileiro escapa de atentado em Israel
O autor do massacre seria um �rabe com documento israelense.
Estudante brasileiro foi comer uma pizza fora da escola na hora do atentado.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir