Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-03-2008

Chvez pede que as Farc entreguem as armas
Presidente da Venezuela pede, porém, para que não matem os guerrilheiros das Farc. Em cúpula na República Dominicana
Chvez pede que as Farc entreguem as armas
Foto: Reuters

O presidente venezuelano, Hugo Chvez, defendeu na noite de quinta-feira (7) que se evite uma guerra na Amrica Latina e pediu um processo que permita a transformao das Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia (Farc) em um partido poltico "sem que seus membros sejam mortos".

"Que (as Farc) entreguem as armas, que formem um partido poltico, mas que no lhes matem", declarou o governante ao chegar a Santo Domingo, na Repblica Dominicana, onde nesta sexta-feira (7) participar da 20 cpula do Grupo do Rio, organismo cujo papel no processo de pacificao defendeu.

Chvez pediu s Farc "que humanizem a guerra, que no utilizem o seqestro como uma arma".

Ataque a Bush e a Uribe
O governante venezuelano voltou a criticar o presidente dos estados Unidos, George W. Bush, em razo de sua poltica "belicista", e expressou seu desejo de que o prximo governo de Washington trabalhe em favor dos processos de pacificao. Ele disse ainda que a Colmbia quem est procurando guerra.

Chvez se referiu concretamente ao papel dos Estados Unidos com o ex-presidente Bill Clinton no processo de pacificao da Guatemala nos anos 90.

"Tomara que cheguemos ao final deste governo (nos Estados Unidos) sem uma guerra nestas terras. Vamos fazer todo o possvel para isso", afirmou.

“Ns estamos andando para o caminho da paz na Amrica Latina e no Caribe, mas o governo da Colmbia quem quer a guerra”, afirmou.

J Uribe disse que possvel chegar a um acordo com a Colmbia depois de Uribe retirar as acusaes de que o Equador apia as Farc.

Sem encontro
Chvez no deve se encontrar nesta sexta-feira em Santo Domingo com o presidente da Colmbia, lvaro Uribe, em uma cpula que tambm deve contar com a participao do governante do Equador, Rafael Correa. Segundo fontes colombianas, Uribe se recusa a sentar-se junto com Chvez e Correa.

Equador e Venezuela enfrentam a Colmbia em uma crise diplomtica causada por um ataque de tropas colombianas s Farc em territrio equatoriano, no qual morreram uma mais de 20 membros da guerrilha, entre eles o "nmero dois" da guerrilha, conhecido como "Ral Reyes".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurcio Furtado    |      Imprimir