Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-03-2008

'Me sinto um animal abandonado', diz brasileiro barrado
Marcos Vinicius da Silva dos Santos, de Brasilia (d), e Valter Vaz Lanwers, de Vitoria (ES)
'Me sinto um animal abandonado', diz brasileiro barrado
Foto: Apu Gomes/Folha Imagem

"Me sinto um animal abandonado", disse o vendedor Valter Vaz Lauwers, de 21 anos, ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Cumbica, na Grande S�o Paulo, na manh� de hoje. Com o rosto abatido e cansado, o capixaba narrou as quase 48 horas de tens�o que passou no aeroporto de Madri, depois de ter a sua entrada na Espanha negada na quarta-feira. Ao todo, 30 brasileiros foram barrados por agentes da imigra��o espanhola nos dois �ltimos dias.

Segundo Lauwers, os funcion�rios do aeroporto espanhol pediram para que ele seguisse at� uma sala separada assim que olharam o seu passaporte brasileiro. O jovem apresentou os documentos pedidos e o cart�o de cr�dito, mas estava sem a passagem de volta, que havia sido comprada pelo tio em Portugal e s� seria retirada no aeroporto daquele pa��s. "Tentei explicar, mas eles disseram que n�o queriam saber da minha explica��o", conta Lauwers.

O capixaba diz que ficou na mesma sala at� as 23 horas da quarta-feira sem comer ou beber e sem receber explica��es. Ap�s receber a not��cia de que seria deportado, foi transferido para uma segunda sala com beliches, onde, segundo ele, havia muito mais gente do que camas, inclusive idosos e crian�as. A primeira refei��o que receberam era composta de "feij�o frio, ma�� e p�o duro".

O promotor de vendas Marcos Vinicius Silva dos Santos, de 23 anos, passaria sete dias em Paris com um amigo, mas tamb�m teve sua entrada na Espanha negada na Quinta-feira. Ao desembarcar em Cumbica nesta sexta, ele carregava apenas a mala de m�o, j� que sua bagagem seguiu direto para Paris. O brasiliense tamb�m falou sobre as m�s condi��es do quarto em que os brasileiros dormiram e disse que o local era equipado com c�meras e vidro fum� e n�o tinha �gua.

'Me sinto um animal abandonado', diz brasileiro barrado

Fonte: Andressa Zanandrea
http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir