Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 07-03-2008

Hamas assume autoria de ataque a escola em Jerusalem
Atentado matou 8 estudantes em escola. Israel reforçou a segurança em Jerusalém e na Cisjordânia
Hamas assume autoria de ataque a escola em Jerusalem
Foto: Ibraheem Abu Mustafa/Reuters

Militantes do grupo islâmico Hamas assumiram a autoria do atentado contra um seminário judaico, em Jerusalém, que deixou oito mortos, afirmou nesta sexta-feira (7) uma autoridade do grupo.

"O movimento Hamas anuncia sua plena responsabilidade pela operação em Jerusalém. O movimento vai divulgar detalhes mais tarde", disse a autoridade para a agência de notí­cias Reuters, na condição de anonimato.

Também hoje supostos militantes não identificados do Hamas assumiram-se como autores do atentado através dos sistemas de alto-falantes das mesquitas, após as orações do meio-dia de sexta-feira, dia sagrado para os muçulmanos.

Israel reforçou a segurança em Jerusalém e na Cisjordânia para evitar novos incidentes, depois de um palestino armado ter matado os estudantes na quinta-feira (6).

Milhares de pessoas foram a Jerusalém para a procissão fúnebre das ví­timas, que tinham entre 15 e 26 anos.

A polí­cia montou bloqueios nas ruas, e o Exército ampliou durante 36 horas as restrições ao deslocamento de palestinos na Cisjordânia.

Antes de assumir o atentado, um porta-voz havia chamado o atentado de “um ato heróico" e que este "não será o último". A Autoridade Palestina condenou o atentado.

O presidente americano George W. Bush, que aposta em um acordo paz entre israelenses e palestinos até o fim deste ano, em seu mandato, classificou o atentado de "bárbaro e impiedoso" e disse ao primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, que os Estados Unidos apóiam Israel com firmeza. O conselho de segurança da ONU convocou uma reunião de emergência para analisar a situação no Oriente Médio.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir