Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 08-03-2008

Médicos argentinos avaliam lesíµes de Messi
Para eles, os problemas do craque do Barcelona são fruto do nível de exigência
Médicos argentinos avaliam lesíµes de Messi
Foto: http://globoesporte.globo.com

endocrinologista Diego Schwarsztein, médico que tratou do jogador argentino Lionel Messi, do Barcelona, durante sua infância, descartou que o atleta seja propenso a ter lesões por causa dos tratamentos aos quais foi submetido para seu crescimento. Schwarsztein disse ao semanário argentino "Perfil" que as acusações surgidas em Buenos Aires nesse sentido não foram originadas por médicos que tenham dado seus respectivos nomes e sobrenomes.

Segundo o endocrinologista, as lesões de Messi respondem a uma variedade de fatores como as pressões em seu entorno, os fortes treinamentos, a parte emocional, a genética, a expectativa que gera e o próprio excesso de exigência do jogador.

- Messi tem uma textura fí­sica particular que é determinada por sua genética e por um ní­vel de treinos muito intenso ao qual está submetido desde os 15 anos de idade - avalia Schwarsztein.

Donato Villani, médico da seleção argentina de futebol na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, da qual Messi participou, assegurou que o jogador se contunde por apenas um motivo:

- Sua velocidade de reação é a de um velocista, não a de um jogador comum. Seus músculos têm mais fibras rápidas do que o normal. Se fosse um velocista, não teria estas lesões, mas no futebol existe o atrito, a mudança de ritmo, o arranque, o freio, a batida na bola - explica Villani.

Ele acrescenta ser possí­vel que exista estresse, excesso de exigência ao jogador.

- Messi é importante no Barcelona e na seleção. í‰ o rosto de muitas grandes empresas. De qualquer maneira, acho que também haja algo ao acaso ou de azar. Para mim, seu caso não é cirúrgico - assegura.

O atual médico da seleção argentina, Homero de Agostino, disse na quarta-feira que a exigência que Messi se impõe é tão grande que supera suas próprias condições.

- Ele sempre quer dar um pouco mais do que pode. As avaliações biomecânicas e anatômicas determinaram que não há nada que o predisponha a se lesionar - afirma.


Médicos argentinos avaliam lesões de Messi
Para eles, os problemas do craque do Barcelona são fruto do ní­vel de exigência

Fonte: http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir