Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 08-03-2008

Eduardo: o menino prodí­gio do Botafogo
Talento precoce, zagueiro de 19 anos é aposta alvinegra para futuro próximo
Eduardo: o menino prodí­gio do Botafogo
Foto: http://globoesporte.globo.com

Ele atuou em poucos jogos pelo Botafogo, mas é visto no clube como uma jóia a ser lapidada. Muitos torcedores não o conhecem, mas alguns já se mostram impressionados com sua técnica. Uma das últimas contratações do Alvinegro na temporada, Eduardo, de 19 anos, começa aos poucos a mostrar seu valor.

O zagueiro, que será titular no próximo domingo, contra o Volta Redonda, mostrou seu cartão de visitas na final da Taça Guanabara, contra o Flamengo. Nem mesmo um drible de Ibson entre suas pernas foi capaz de abalar a confiança desde baiano de Salvador.

E não precisou muito tempo para que essa segurança fosse comprovada. Eduardo atuou apenas um ano como profissional do Bahia, sendo um dos destaques da equipe que conseguiu subir para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2007.

- Desde os tempos do Bahia estou acostumado a grandes partidas. Não cheguei a disputar um Ba-Vi como profissional, mas na Série C, jogávamos sempre com um público de 60 mil pessoas. A final da Taça Guanabara me deu um frio na barriga, mas quando levo um drible como aquele do Ibson, cresce a vontade de mostrar meu futebol - diz.



Eu tinha fama de indisciplinado mesmo, era meio estabanado também. (...) Agora sei que quando o Cuca corrige, é porque sabe que o jogador pode render mais
Eduardo, zagueiro do Botafogo, destacando sua maturidade




Eduardo nem era o primeiro alvo quando os informantes do Botafogo foram í  Bahia no ano passado. Mas o talento do menino chamou a atenção da comissão técnica, que enxergou no zagueiro uma aposta com boas chances de dar certo. Uma de suas virtudes é a versatilidade. No Tricolor baiano, ele atuava também como volante, lateral-esquerdo e até camisa 10. Para garantir um contrato de quatro anos, o Botafogo recorreu a grupos de investidores, vencendo a concorrência com o Cruzeiro.

í‰ comum ver Cuca corrigindo Eduardo nos treinamentos. Tudo porque há o consenso no Botafogo de que o zagueiro precisa de atenção especial para desenvolver suas qualidades. O técnico mostrou que confia no baiano, e destaca o que mais o impressionou até o momento.

- Ele é leve e muito técnico, mas tem a evoluir, como no cabeceio e na antecipação. Mas ele é um menino que aceita bem as orientações, e aproveitou bem a oportunidade dada numa final. Se ele continuar melhorando, vai ser titular - observa.

Eduardo: o menino prodí­gio do Botafogo
Talento precoce, zagueiro de 19 anos é aposta alvinegra para futuro próximo

Fonte: Gustavo Rotstein
http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir