Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-03-2008

'O feminismo foi derrotado', diz professora da USP
Para Maria Elisa Cevasco, conquistas das feministas ficaram aquém das ambições de 68
'O feminismo foi derrotado', diz professora da USP
Foto: Divulgação

“O feminismo foi derrotado”. Tal constata��o, feita em pleno ano em que se completam quatro d�cadas da emblem�tica queima suti�s pelas feministas em maio de 68, � da professora Maria Elisa Cevasco, de 56 anos. Doutora em Letras e professora de Estudos Culturais da Universidade de S�o Paulo, ela viveu a efervesc�ncia do movimento feminista e � com decep��o que chega a essa conclus�o.

“O feminismo s� seria poss��vel em uma outra sociedade, regida por valores humanos e n�o mercadol�gicos”, opina Maria Elisa, autora do livro “Dez li��es sobre estudos culturais” e que atualmente edita o romance com toques feministas “Cartas a Legba”, de Susan Willis.

Para a professora, as mulheres do movimento sem-terra s�o muito mais s��mbolos do feminismo do que a cantora Madonna. “As celebridades t�m aqueles rostos cheios de botox. � uma mesmice que se apresentam como novidade”.

'O feminismo foi derrotado', diz professora da USP. Para Maria Elisa Cevasco, conquistas das feministas ficaram aqu�m das ambi��es de 68.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir