Categoria Politica  Noticia Atualizada em 08-03-2008

Depois de dois dias de agenda cheia, Lula deixa o Rio
Presidente, que seguiria para São Paulo, passará fim de semana em Brasília
Depois de dois dias de agenda cheia, Lula deixa o Rio

Depois de participar de um almo�o na sede do consulado portugu�s, no Pal�cio S�o Clemente, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, o presidente Luiz In�cio Lula da Silva e a primeira-dama Marisa Let��cia deixaram a cidade neste s�bado (8), por volta das 15h30. O presidente seguiria para S�o Paulo mas, ap�s uma mudan�a de planos, passar� este fim de semana em Bras��lia, sem agenda oficial. Nos �ltimos dois dias, o presidente cumpriu uma extensa agenda no Rio.

No almo�o, com o presidente de Portugal, Cavaco Silva, Lula teria comentado, enquanto posava para fotos, que as rela��es entre os dois pa��ses est� t�o boa que os portugueses devem estar pensando em morar no Brasil e passar f�rias em Portugal.

Incentivo a policiais
O s�bado (8) do presidente come�ou com o lan�amento do programa Bolsa-Forma��o, de incentivo financeiro para profissionais da �rea de seguran�a p�blica para que se capacitem e aprimorem suas t�cnicas. Na cerim�nia, realizada no Pal�cio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, Lula voltou a dizer que a viol�ncia da cidade que hoje toma conta das primeiras p�ginas dos jornais � fruto da aus�ncia do Estado nos �ltimos 30 anos.

“Se n�s analisarmos o que aconteceu no Brasil nos �ltimos 30 anos, n�s vamos chegar ao diagn�stico correto do por que n�s temos tanta viol�ncia no Brasil. Eu digo sempre que muito mais grave do que a situa��o econ�mica e possivelmente recorrente da situa��o econ�mica, � o processo de degrada��o da estrutura social, a partir do seio da fam��lia brasileira”, disse o presidente.

E fez a seguinte an�lise: “Desde 1980, a economia brasileira n�o cresce ou cresce muito pouco. Setores que empregavam muita gente, como o setor metal�rgico em que eu trabalhava, diminuiu em mais de um milh�o o n�mero de vagas ofertadas neste pa��s, postos de trabalho fechados, setores como a constru��o civil passaram 26 anos decrescendo e tantos outros setores. Quando a gente v� imagem das pessoas presas, o que a gente percebe? A grande maioria � de jovens entre 17 e 24 anos, e a carreira de bandido est� mais ou menos como jogador de futebol, aos 33 anos j� tem que sair porque n�o tem f�lego para ag��entar a marimba”, disse Lula.

Diploma e medalha
Em seguida, o presidente se encontrou com o presidente Cavaco Silva, de Portugal, no Real Gabinete Portugu�s de Leitura, no Centro. Em cerim�nia pelos 200 anos da chegada da Fam��lia Real ao Brasil, os dois presidentes receberam um diploma de Laurel de Gratid�o e a Medalha de Minerva. Em seguida, os dois foram para o almo�o no Pal�cio S�o Clemente.

Na sexta (7), Lula assinou a ordem de in��cio das obras do Programa de Acelera��o do Crescimento (PAC), em tr�s favelas cariocas: Alem�o e Manguinhos, no sub�rbio, e Rocinha, na Zona Sul. Depois, o presidente participou da inaugura��o de uma exposi��o sobre os 200 anos da chegada da Fam��lia Real ao Brasil, no Museu Hist�rico Nacional, no Centro, e de um jantar no Pal�cio Laranjeiras, na Zona Sul.

Depois de dois dias de agenda cheia, Lula deixa o Rio. Presidente, que seguiria para S�o Paulo, passar� fim de semana em Bras��lia.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir