Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-03-2008

Garcia diz que Brasil seguiu princpio da reciprocidade
Assessor nega retaliação e diz que PF apenas acelerou a rotina de procedimentos
Garcia diz que Brasil seguiu princpio da reciprocidade
Foto: G1

O assessor especial da Presidncia da Repblica para Assuntos internacionais, Marco Aurlio Garcia, disse neste sbado (8) que o Brasil seguiu o princpio da reciprocidade ao negar visto de entrada a sete turistas espanhis que chegaram ao Brasil na quinta-feira (6). Os espanhis ficaram retidos pela Polcia Federal no aeroporto de Salvador e foram repatriados para a Espanha no dia seguinte.

“No foi um problema de retaliao. Existe um conceito diplomtico, o da reciprocidade. J o usamos quando os Estados Unidos exageraram em relao aos brasileiros que ingressaram l. Fizemos aqui os mesmos procedimentos que eles faziam l. Conversei com o ministro Tarso Genro e vimos que a Polcia Federal no fez nenhuma coisa a mais. Mantivemos o mesmo critrio e s intensificamos um pouco mais a rotina, o que normal”, disse Garcia.

Segundo o servio de imigrao brasileiro, os espanhis no atendiam aos requisitos para entrada no Brasil, como dinheiro suficiente para o perodo previsto de permanncia e passagem de volta.

A alegao foi a mesma usada esta semana pela Espanha para no permitir a entrada do grupo de 30 brasileiros que tentavam entrar no pas ou que estavam em trnsito para outros destinos. Os brasileiros se queixaram de maus-tratos e preconceito para no terem sido admitidos no pas.

Entre os brasileiros que foram obrigados a voltar ao Brasil havia estudantes e turistas que iam para para Lisboa e Paris, mas que teriam que fazer escala em Madri.

Relao privilegiada
Garcia admitiu que nem o presidente e nem o ministro da Justia, Tarso Genro, foram consultados sobre essa atitude. Segundo o ministro, Genro deu uma orientao geral, e a PF acelerou as rotinas de procedimento. Segundo ele, trata-se de um problema localizado. Ele lembrou que o Brasil vive com a Espanha uma relao privilegiada, com a qual mantm uma aliana estratgica.

“Temos uma excelente relao com o governo espanhol e no gostaramos que esse caso espanasse isso. Vamos resolver o problema de forma civilizada. O presidente, na semana que vem, deve manter contato com o presidente [Jos Luis Rodrguez] Zapatero e creio que tudo vai ser resolvido sem maiores dificuldades. Evidentemente que somos respeitosos das normas da Unio Europia, mas ao mesmo tempo queremos que seja dispensado aos cidados brasileiros o respeito devido a qualquer pessoa. Temos informaes de que j houve uma mudana de atitudes no Aeroporto de Barajas”, disse o ministro.

Nesta sexta, durante a visita ao Rio de Janeiro, onde lanou obras do PAC nas favelas do Complexo do Alemo e participou das comemoraes dos 200 anos da chegada da Famlia Real ao Brasil, o presidente Lula disse que espera reciprocidade dos governos estrangeiros. "A nica coisa que eu peo que todos os pases do mundo tratem os brasileiros nos seus pases como ns tratamos eles aqui."

Questo eleitoral
Garcia acredita que o problema com os brasileiros possa estar ligado temtica das eleies na Espanha. Imigrao um dos temas de campanha. Os imigrantes so freqentemente vistos como “ladres” de empregos.

O assessor especial disse que isso compreensvel, mas acredita que, em alguns casos, houve exagero por parte do governo espanhol. E lembrou uma frase que se dizia no tempo da ditadura. “Na ditadura no perigoso somente o ditador, o perigoso s vezes o guarda da esquina", disse.

Garcia diz que Brasil seguiu princpio da reciprocidade diplomtica
Assessor nega retaliao e diz que PF apenas acelerou a rotina de procedimentos.
Lula dever conversar sobre o assunto com Zapatero na prxima semana.

Fonte: Alba Valéria Mendonça

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir