Categoria Tragdia  Noticia Atualizada em 08-03-2008

Colmbia anuncia a morte do nmero 3 das Farc
Iván Ríos, membro da cúpula da guerrilha colombiana das Farc, foi morto nesta sexta-feira (7) em território colombiano
Colmbia anuncia a morte do nmero 3 das Farc
Foto: AFP

Ivn Ros, membro da cpula da guerrilha colombiana das Farc, foi morto nesta sexta-feira (7) em territrio colombiano, segundo o ministro colombiano da Defesa, Juan Manuel Santos.

Segundo Santos, ele foi morto por integrantes de sua guarda pessoal em uma zona rural do centro-oeste do pas, em Saman (a 400 km a oeste de Bogot, no departamento de Caldas), e no em combates com tropas oficiais, como em princpio tinha sido informado.
Os rebeldes, disse o ministro, apresentaram "literalmente uma mo" do comandante assassinado, alm de sua carteira de identidade, seu passaporte e seu computador pessoal.

Ele explicou que um guerrilheiro das Farc, por conta da "presso militar" qual ele e seus companheiros estavam submetidos, se entregou s autoridades militares com a mo direita do chefe rebelde assassinado.

Os guerrilheiros "estavam cercados, desabastecidos e incomunicveis", acrescentou.

Conhecido como Rojas, o rebelde que entregou a mo de Ros se apresentou na noite de quinta-feira, 6 de maro, a tropas que os haviam cercado em uma zona rural conhecida como Albnia, disse Santos.

O ministro da Defesa lembrou que Ros, conhecido como Jos Juvenal Velandia ou Manuel de Jess Muoz, fazia parte do secretariado (mxima hierarquia das Farc) desde novembro de 2003 e era responsvel pelo "bloco noroeste" da guerrilha.

Ros o segundo membro do secretariado (cpula) das Farc morto em menos de uma semana, pois no sbado passado tropas colombianas abateram em territrio equatoriano o "nmero dois" e porta-voz internacional dessa guerrilha, Luis Edgar Devia, conhecido como Ral Reyes.

O ministro acrescentou que as autoridades no informaram da morte de Ros at confirmarem "100%" que se tratava do comandante e membro do secretariado das Farc.

Ivan Ros foi membro da equipe negociadora em um "comit temtico" durante os fracassados dilogos de paz entre as Farc e o Governo do ento presidente Andrs Pastrana, que foram feitas entre janeiro de 1999 e fevereiro de 2002 no sul do pas. Ele, que na juventude foi seminarista, era considerado um dos dirigentes mais prximos do fundador e lder das Farc, o septuagenrio Manuel Marulanda, conhecido como 'Tirofijo'.

"No h dvida de que foi mais um golpe duro para as Farc, so fatos que a organizao deve saber assimilar, no sentido de compreender que o nico caminho para a Colmbia o da soluo poltica para o conflito, uma negociao que ponha fim a esta guerra e a esta barbrie", afirmou o diretor do semanrio comunista "Voz", Carlos Lozano, que conhecia o guerrilheiro morto.

Aps a morte de Reyes, as Farc haviam anunciado a entrada para o secretariado de Milton de Jess Toncel ('Joaqun Gmez'). Os outros membros da cpula do movimento so Guillermo Len Senz ('Alfonso Cano'), Rodrigo Londoo ('Tomochenko') e Jorge Briceo ('Mono Jojoy').

As Farc, a mais antiga das guerrilhas colombianas, possuem entre 6 mil e 8 mil combatentes, segundo o governo colombiano, enquanto organismos internacionais especializados estimam que o nmero seja de cerca de 10 mil guerrilheiros.

O presidente colombiano, lvaro Uribe, fez do combate s Farc o pilar de sua estratgia de "Segurana Democrtica", e as mortes de Reyes e Ros constituem os mais duros golpes contra o grupo guerrilheiro em toda a histria, segundo analistas.

A crise
Mrques o segundo membro da cpula da guerrilha que morre em menos de uma semana, depois que tropas colombianas mataram sbado no Equador o segundo homem do comando das Farc, Ral Reyes.

O ataque em territrio equatoriano gerou uma crise na Amrica do Sul. O Equador cortou relaes diplomticas com a Colmbia, e a Venezuela mandou tanques para a fronteira com o pas.

Colmbia anuncia a morte do nmero 3 das Farc

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir