Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 09-03-2008

Piquet aposta em futuro de Nelsinho na F-1
Tricampeão também recorda carreira na Williams em entrevista ao Esporte Espetacular
Piquet aposta em futuro de Nelsinho na F-1
Foto: http://globoesporte.globo.com

A uma semana do in��cio da temporada 2008 da F�rmula 1, o tricampe�o Nelson Piquet disse que aposta no futuro de Nelsinho, que estr�ia neste ano na categoria. Em entrevista ao "Esporte Espetacular, ele afirmou que a ida de Fernando Alonso para a Renault, foi a melhor coisa que poderia ter acontecido para seu filho, j� que a press�o e a responsabilidade ser�o bem menores neste ano.

- Pelo que vi dos treinos de inverno, eles n�o t�m carro para disputar o t��tulo. Acho que a ida do Alonso foi a melhor coisa que aconteceu para o Nelsinho. Se o carro estiver ruim, mas se ele andar perto dele, ele j� fez o trabalho. � um ano de aprendizado, tem muita pista que ele n�o conhece. Mas o Nelsinho vai acontecer, tudo o que ele fez foi bem-feito. N�o vai ser na F�rmula 1 que ser� diferente. Ele vai ter os erros dele, mas isso � normal no in��cio de carreira - diz Piquet.

Na entrevista, o tricampe�o tamb�m falou sobre sua carreira na Williams, equipe que comemora 30 temporadas como construtora neste ano (Frank Williams estreou na F-1 em 1969, mas com carros comprados). Ele relembrou os ca�ticos anos de 1986 e 1987, quando foi companheiro de Nigel Mansell no time ingl�s.

- O Frank teve aquele acidente antes da temporada de 1986 (e ficou parapl�gico). Toda a minha rela��o era diretamente com ele. Ent�o, ficou muito dif��cil dentro do time, pois comecei a tratar com pessoas que eu n�o conhecia. O Frank n�o dava mais ordens. Passou a valer o que estava escrito no contrato, que era uma coisa muito seca. O grande insucesso, que poderia ter sido um sucesso enorme e ganhado tr�s, quatro, cinco campeonatos com a Williams, aconteceu por causa daquele acidente com o Frank.

Leia os melhores momentos da entrevista de Nelson Piquet

In��cio na Williams
"A chegada �� Williams foi bastante confusa, porque estava h� sete anos na Brabham e meu patr�o (Bernie Ecclestone), praticamente, era o dono da F�rmula 1. O problema era sair de l� sem criar inimizades. Por isso, teve dois, tr�s meses de negocia��es com a Brabham. Falava sempre com o Frank Williams. A gente se encontrava nas corridas, nos estacionamentos e conversava sobre os planos da equipe, que estava com o motor Honda. Vi ent�o que a Brabham j� estava em franca decad�ncia, com falta de interesse do Bernie e do projetista. Ent�o resolvi mudar de equipe."

Volta de Frank Williams ao comando
"A volta dele j� foi no outro ano, ele passou quase um ano no hospital. A��, o leite j� estava derramado, o clima j� era muito ruim. Criei uma briga enorme dentro do time, para dividir, n�o passar informa��es para o Nigel Mansell. Tinha uma grande disputa pelo carro reserva e por contrato ele era meu. E sempre gostei de trabalhar em um clima bom. E estava t�o ruim que, no meio do ano, j� decidi sair da Williams, mesmo com chances de ganhar o campeonato. J� tinhamos perdido um de besteira, em que t��nhamos ganhado 12 de 16 corridas. Foi o que aconteceu na McLaren neste ano. S� que n�o vaz�vamos para a imprensa. Mas o ambiente � muito ruim. Foram anos muito dif��ceis para mim. Imagina um time ingl�s, com um piloto ingl�s que nunca tinha ganho um campeonato."

Acidente em Imola-1987
"Em 1987, sofri aquele acidente em Imola em que bati a cabe�a e perdi a profundidade da vis�o. Isso foi voltando aos poucos, mas n�o falei para ningu�m. Fiquei muito lento e foi quando o Mansell come�ou a ser mais r�pido que eu. Tudo pela minha defici�ncia. No fim do ano, j� estava quase bom e voltei a ser mais r�pido que ele."

Melhores momentos na Williams
"Ganhei bastante corridas l�, fui campe�o com a Williams. Gostava muito de desenvolver projetos e trabalhei com o Frank Daniel na suspens�o ativa, que depois foi proibida. Era fant�stica, uma id�ia maravilhosa. Em termos t�cnicos, foi a melhor equipe em que corri. Os carros eram bem iguais. E levei muitas informa��es para a Honda, que fornecia motores para a equipe. Com todo o conhecimento que eu tinha, logo o carro ficou bom. Fui o primeiro campe�o com um carro-asa, fui o primeiro com motor turbo, o primeiro com pneus Michelin..."

Piores momentos na Williams
"Estar em um time ingl�s, com um piloto ingl�s, j� ser duas vezes campe�o do mundo foi muito ruim. E perdemos o campeonato na �ltima corrida. Na �ltima corrida, n�o, foi durante o ano. Isso � muito ruim quando voc� tem um carro superior, ainda mais pro Alain Prost, da McLaren."

Relacionamento com Nigel Mansell
"N�o existia porque a gente n�o queria. Eu n�o queria ter um relacionamento com o Mansell. Tive de fazer uma briga na equipe para separar os times de cada um. E no final aconteceu isso, criei uma inimizade de prop�sito. Mas n�o tenho nada contra ele, � um cara bacana."

Segredos do acerto do carro
"� um problema s�rio isso, porque voc� come�a a esconder as coisas, para usar s� na hora da corrida. Mas algumas coisas funcionaram muito bem. Eu me lembro que na Hungria n�s testamos o diferencial livre, com o acerto do carro muito bom. Ent�o programei tudo, coloquei esse diferencial no carro reserva e, no �ltimo momento, resolvi correr com ele. E sumi dele, dei quase uma volta. Mas � muito dif��cil fazer isso. Voc� pode cair em sua pr�pria armadilha."

Import�ncia da Williams para a F�rmula 1
"O Frank � um vencedor. Ele provou de tudo. Ainda hoje, com todas as dificuldades que tem, ele dirige o time, tem seus princ��pios, � um cara s�rio. Depois que sa�� de l�, fiquei mais amigo dele ainda. N�o s� dele, como do Patrick Head (s�cio de Frank Williams). Vou sempre visit�-los. Eles s�o fant�sticos, t�m grande valor."

Diferen�a da F�rmula 1 atual para a d�cada de 1980
"� bem diferente, eles t�m mais trabalho atualmente, inclusive com a parte promocional, que � um saco. Na minha �poca n�o tinha quase nada disso, no m�ximo um ou dois trabalhos por ano. O dia-a-dia hoje � menos humano, a gente tinha mais contato com o jornalista, mais tempo livre. Atualmente � tudo certinho, n�o pode dizer nada, � tudo estudado."

Piquet aposta em futuro de Nelsinho na F-1
Tricampe�o tamb�m recorda carreira na Williams em entrevista ao Esporte Espetacular

Fonte: Caio Barbosa
http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir