Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-03-2008

Três corpos são resgatados após naufrágio no Pantanal .
Nove pessoas podem ter morrido em um naufrágio no Rio Cuiabá, depois de a chalana Sami Tô a Tôa
 Três corpos são resgatados após naufrágio no Pantanal .

Cuiabá - Nove pessoas podem ter morrido em um naufrágio no Rio Cuiabá, depois de a chalana Sami Tô a Tôa, que levava 22 turistas, ter supostamente explodido um dos motores na madrugada deste domingo, por volta das 4h. Três corpos não identificados foram resgatados. As buscas foram suspensas no iní­cio da noite por causa da forte correnteza e da escuridão no Pantanal e devem ser retomadas amanhã.

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, Alcides Domingues de Oliveira, as causas do acidente ainda são desconhecidas, e as informações, "fragmentadas". As ví­timas - tripulação e pescadores - estariam dentro do barco no fundo do rio. "Ouviu-se um barulho forte, e em seguida o barco virou e afundou em menos de 30 segundos", relatou ele.

Em nota, o Corpo de Bombeiros solicitou í s famí­lias das ví­timas para não se aproximarem do local do acidente. "O local é de difí­cil acesso e o sistema de comunicação funciona precariamente", disse o capitão.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Capitania dos Portos e um helicóptero da Polí­cia Militar continuam no local para tentar resgatar as ví­timas do naufrágio e transportar os sobreviventes que estão em fazendas da região para as cidades mais próximas. Utilizado para passeios, o barco, que saiu do Hotel Sesc Pantanal, tinha como destino trechos para a prática de pesca ao longo do Rio Cuiabá.

A Capitania dos Portos calcula que 13 sobreviventes tiveram de nadar 15 metros até a margem do Rio Cuiabá, na comunidade Moreti, no municí­pio de Poconé, a 100 quilômetros de Cuiabá. Naquele trecho do rio de água escura, a profundidade é superior a dez metros. Duas ví­timas chegaram até a Fazenda Moreti e teriam entrado em contato com familiares. A relação das ví­timas não foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros.

O barco-hotel partiu da localidade de Porto Cercado (distrito de Poconé, MT) por volta das 3h de domingo. A embarcação foi alugada por um funcionário em férias do Banco do Brasil. A assessoria de imprensa do banco informou que os turistas que estavam pescando não têm ligação com a instituição bancária.

A embarcação é inscrita na Capitania dos Portos para ser usada em "esporte e recreio". Na última inspeção, feita em janeiro, o estado geral do barco e dos coletes salva-vidas era bom, segundo a Capitania. A embarcação particular segue o modelo dos barcos regionais nos quais os turistas optam por dormir em camarotes. O barco tem capacidade para 50 pessoas.

Três corpos são resgatados após naufrágio no Pantanal .

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir