Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-03-2008

Espanha: Partido Popular vence eleiçíµes no Senado
O Partido Popular (PP, direita) venceu por maioria simples as eleições para o Senado espanhol
Espanha: Partido Popular vence eleiçíµes no Senado

MADRI, 10 Mar 2008 (AFP) - O Partido Popular (PP, direita) venceu por maioria simples as eleições para o Senado espanhol, obtendo 101 das 208 cadeiras que foram renovadas neste domingo de um total de 264, segundo os resultados com 99,42% dos votos apurados.

Com 101 senadores, o PP perdeu apenas uma cadeira em relação í s eleições anteriores de 2004. O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), por sua vez, ganhou oito lugares a mais, com 89 senadores ao todo.

A aliança de esquerda catalã (Partido Socialista da Catalunha, PSC, os independentistas republicanos do ERC e os ecocomunistas do ICV-EUIA) manteve suas doze vagas, enquanto a coalizão CiU (nacionalistas democrata-cristãos catalãos) segue com quatro cadeiras.

Os perdedores no Senado foram os nacionalistas bascos democrata-cristãos do PNV, que passaram de seis para duas cadeiras, e os regionalistas da Coalizão Canária, que perderam os três lugares conseguidos em 2004.

As eleições ao Senado foram realizadas no mesmo dia das eleições legislativas, que foram vencidas pelos socialistas de José Luis Rodrí­guez Zapatero, que terá maioria relativa na Câmara dos Deputados.

Espanha: Partido Popular vence eleições no Senado.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br
 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir