Em sete anos, sete empresas já saíram do mercado ou foram vendidas
Foto: Reprodução Nos ltimos sete anos, pelo menos sete empresas areas brasileiras deixaram de voar devido a problemas financeiros (veja lista). E para alguns analistas, outras podem passar futuramente pela mesma situao.
O caso mais recente o da Pantanal, que deixa de voar neste ms por no ter sua concesso renovada pela Agncia Nacional de Aviao Civil (Anac).
Segundo Paulo Bittencourt Sampaio, economista e consultor de aviao, vrias empresas foram criadas com base no sucesso da Gol e da TAM, mas sem um plano de negcios adequado nova realidade do mercado de aviao. Por isso, a Pantanal no ser a ltima empresa que deixar de voar por problemas financeiros.
“Pode ter terminado aquele frenesi de criao de empresas areas. Com essa quebradeira, que no vai acabar j, pois ainda h outras na fila para quebrar, houve um desencorajamento desses aventureiros”, diz o especialista.
Em relao s grandes empresas que faliram ou entraram em recuperao judicial, como Varig, Vasp e Transbrasil, Sampaio diz que elas no tinham estrutura para sobreviver em um ambiente de competio tarifria.
“Eram medalhes de uma poca em que o DAC [rgo que foi substitudo pela Anac] entendia que administrar aviao era proteger as companhias. A partir do momento em que houve liberdade tarifria e aumento de competio, essas empresas no resistiram”, diz.
Tarifas
Ele avalia que o setor areo brasileiro se encontra melhor hoje, devido queda nas tarifas areas a aos ganhos de eficincias das empresas, apesar do nmero menor de companhias.
O especialista no setor areo Andr Castellini tambm avalia que o domnio do mercado pela TAM e pela Gol no tem impedido o setor de se manter extremamente competitivo. As provas disso seriam casos como o da Pantanal e as constantes promoes tarifrias que vm beneficiando o consumidor.
“Isso mostra o quanto competitivo o mercado brasileiro, apesar desse duoplio. A TAM e a Gol esto competindo de uma forma muito acirrada, e as empresas mais fracas tambm acabam sofrendo com isso”, diz Castellini.
Em relao sade das empresas regionais, como a Pantanal, ele destaca que h companhias em boa situao financeira nesse segmento.
“O segmento regional um mercado difcil, mas voc tem empresas que esto muito bem, como a Trip [ligada ao grupo Caprioli], que uma empresa saudvel.”
Fonte:
|