Categoria Policia  Noticia Atualizada em 12-03-2008

Polcia indiana volta a deter exilados tibetanos
Exilados fizeram protesto em frente embaixada chinesa em Nova Délhi
Polcia indiana volta a deter exilados tibetanos
Foto: Desmond Boylan/Reuters

A polcia indiana voltou a enfrentar exilados tibetanos nesta quarta-feira (12), em frente embaixada chinesa, em Nova Dlhi.


Segundo as agncias, um grupo de cerca de 100 tibetanos reiniciaram a marcha simblica para o Tibet, apesar da oposio policial, para protestar contra as violaes aos direitos humanos cometidas pela China nesse territrio.

Na segunda-feira (10), a polcia indiana impediu que estes refugiados, que percorreram 20 km a partir de Dharamsala (norte da ndia), onde h 49 anos vive o Dalai Lama, lder dos budistas tibetanos, realizassem a caminhada.

"O governo chins usa os Jogos Olmpicos para legitimar a ocupao ilegal do Tibet, que pertence aos tibetanos. Nunca renunciaremos at que o Tibet seja independente", afirmou Tsewang Rigzin, presidente do Congresso da Juventude Tibetana.

Tambm na segunda, 60 monges budistas foram presos em Lhassa, a capital do Tibet, por ocasio de uma manifestao para recordar o 49 aniversrio da partida forada do Dalai Lama.

Os chefes da polcia e das questes religiosas chinesas, contactados pela agncia de notcias France Presse, no comentaram as informaes.

O Dalai Lama denunciou na segunda-feira a represso chinesa no Tibet, em uma declarao de incomum severidade por ocasio do 49 aniversrio de seu exlio.

O Prmio Nobel da Paz em 1989, cuja causa voltou a ganhar apoio no Ocidente nos ltimos meses, criticou "as enormes e inimaginveis violaes dos direitos humanos cometidas pela China no Tibet", que chegam "negao da liberdade religiosa".

"H seis dcadas os tibetanos vivem de forma permanente com medo e sob a represso chinesa", denunciou diante de partidrios reunidos em Dharamsala, seu local de exlio no norte da ndia.

Os comentrios severos constratam com a moderao adotada nos ltimos anos pelo Dalai Lama em relao China, pas que acusa no entanto de "agresso demogrfica" por uma poltica de colonizao acelerada que leva a "uma espcie de genocdio cultural".

O Dalai Lama, de 72 anos, fugiu com milhares de seguidores para a ndia h exatamente 49 anos, em 1959, depois da chegada ao Tibet das tropas comunistas de Mao Zedong para sufocar uma rebelio antichinesa.

O lder religioso reafirmara no sbado o direito de Pequim organizar os Jogos Olmpicos em agosto, depois de ter sido acusado pela principal autoridade chinesa na Regio Autnoma do Tibet de tentar "sabotar" o evento esportivo.

O Dalai Lama abandonou h alguns anos as reivindicaes de independncia e defende uma "ampla autonomia" dentro de uma "via intermediria" para salvar a lngua, a cultura e o meio ambiente deste territrio localizado no Himalaia.

A China, que controla o Tibet desde 1950 (um ano aps a vitria de Mao na guerra civil chinesa), aplicou uma poltica de sangrenta represso aos partidrios do Dalai Lama, venerado pelos tibetanos, e rejeita suas demandas.

Segundo analistas, o Dalai Lama, frustrado pela recusa de Pequim a todas suas demandas de autonomia cultural para o Tibet, tenta acentuar a presso s vsperas dos Jogos Olmpicos, multiplicando suas atividades internacionais.

Polcia indiana volta a deter exilados tibetanos. Exilados fizeram protesto em frente embaixada chinesa em Nova Dlhi.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir