Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-03-2008

Veja os principais escndalos sexuais envolvendo polticos
Governador de Nova York renunciou por ser cliente de rede de prostituição de luxo
Veja os principais escndalos sexuais envolvendo polticos
Foto: G1

O governador de Nova York, Eliot Spitzer, conhecido pelo apelido de "Eliot Ness" por sua cruzada contra o crime, anunciou nesta quarta-feira (12) sua renncia ao cargo aps a revelao de que ele era cliente de uma rede de prostituio de luxo.

O caso se junta a uma lista de escndalos sexuais envolvendo polticos norte-americanos que tiveram seu auge em 1998, quando o ento presidente Bill Clinton traiu a primeira-dama a atual pr-candidata democrata Presidncia Hillary Clinton, com uma estagiria.

Veja abaixo alguns dos mais recentes escndalos sexuais envolvendo poltico norte-americanos.

Conduta lasciva
Senador republicano pelo Estado de Idaho h trs mandatos, Larry Craig anunciou sua renncia em setembro de 2007 por causa das acusaes de que teria assediado um policial paisana no banheiro de um aeroporto dos Estados Unidos.

Desde que o caso ganhou destaque na imprensa dos EUA, o senador perdeu o apoio da populao e do prprio partido, onde muitos defendiam sua renncia. O policial que prendeu o senador sob acusao de “conduta lasciva” no banheiro de um aeroporto nos EUA acusou o poltico republicano de mentir durante o interrogatrio. O senador admitiu ter encostado no policial por baixo da divisa da cabine do banheiro, mas disse que foi um acidente. Oficialmente, Craig admitiu culpa no caso, mas ele disse que s o fez para evitar um processo, e que se arrependia.

D.C. Madam
O senador republicano David Ritter confessou ter sido cliente de um servio de acompanhantes na capital dos Estados Unidos, coordenados por uma mulher conhecida como D.C. Madam. Ele pediu desculpas pelo que disse ser “um pecado muito srio do meu passado”.

Caso Foley
O deputado republicano Mark Foley anunciou sua renncia em setembro de 2006, aps 12 anos no Congresso dos EUA, por causa das acusaes de que enviou e-mails de contedo sexual para menores de idade.

Foley presidia na Cmara dos Representantes um grupo que defende menores desaparecidos ou explorados. A deciso dele foi tomada aps a emissora "ABC News" afirmar que o congressista tinha enviado, para menores, mensagens eletrnicas de contedo sexual.

Pouco tempo depois, um ex-estagirio da Cmara revelou ter mantido relaes sexuais com Foley.

M companhia
O ento deputado republicano pela Califrnia Randy “Duke” Cunningham foi encontrado acompanhado por prostitutas em um hotel de luxo no Hava, segundo a rede de TV ABC. O deputado foi acusado de receber propina, j que as mulheres e o hotel eram pagos por um empreiteiro norte-americano. Ele foi preso depois de confessar culpa por corrupo.

Monica Lewinsky
O ento presidente democrata Bill Clinton chegou a passar por um processo de impeachment, no qual conseguiu manter seu mandato, depois de mentir sobre suas relaes com a ex-estagiria da Casa Branca Monica Lewinsky.

O caso foi revelado em 1998, e Clinton a princpio negou ter se relacionado com Lewinsky. Com o crescimento das acusaes, Clinton acabou confessando e enfrentando o julgamento, o que marcou o restante do seu mandato.

A ento primeira-dama Hillary Clinton perdoou o presidente, que atualmente um dos principais cabos eleitorais na sua campanha em busca da candidatura democrata Presidncia do pas.

Veja os principais escndalos sexuais envolvendo polticos dos EUA
Governador de Nova York renunciou por ser cliente de rede de prostituio de luxo.
O caso mais conhecido o do ex-presidente Bill Clinton com Monica Lewinsky.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir