Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-03-2008

Congestionamentos em SP aumentam poluio
Segundo eles, com lentidão combustível é menos eficiente e carro libera mais poluentes
Congestionamentos em SP aumentam poluio

A lentido do trnsito em So Paulo est contribuindo para aumentar a emisso de gases poluentes na atmosfera, segundo especialistas. Nas ltimas duas semanas, foram seis recordes de congestionamento no perodo da manh. O ltimo foi s 9h desta tera-feira (11), quando a Companhia de Engenharia de Trfego (CET) mediu 186 km de lentido na cidade.

“ prejuzo financeiro, porque desgasta muito o carro e a gente acaba sendo prejudicado nesse sentido”, reclamava o executivo Tiago Rodrigues Lopes.

O motorista est certo. Rodar assim realmente mais caro, e o preo no pago apenas por quem dirige. O meio ambiente tambm recebe uma fatura. Segundo especialistas, a emisso de poluentes nesses casos bem maior do que se o carro estivesse numa velocidade constante.

“O motor combustvel, derivado de petrleo ou lcool, trabalha de uma forma menos eficiente e produz mais poluentes. Ento, quanto mais congestionamentos ns tivermos, mais poluio ns teremos”, explica o professor da USP Jaime Waisman, especialista em trnsito.

De acordo com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), 90% da emisso de poluentes na capital paulista saem dos escapamentos dos veculos. Assim, quanto mais carros, mais poluio.

De 2002 a 2006, as estaes de monitoramento da Cetesb registraram uma melhora no ar na capital paulista. Mas no ano passado, a qualidade voltou a piorar. De acordo com os tcnicos, a fumaa emitida pelos carros, aliada ao sol forte e falta de chuva, contribui para o aumento da poluio.

“Os carros contribuem decisivamente. Mas o clima tambm, ele favorece ou desfavorece a formao de poluentes aqui na terra”, diz Carlos Eduardo Komatsu, gerente da Cetesb.

Congestionamentos em SP aumentam poluio. Segundo eles, com lentido combustvel menos eficiente e carro libera mais poluentes.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir