Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 12-03-2008

Real Brasil é suspenso por dois anos
Jogador também recebe punição, mas decisão ainda cabe recurso
Real Brasil é suspenso por dois anos

O Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) puniu na noite desta quarta-feira o Real Brasil com a perda de 12 pontos pela escalação irregular do atleta Erinaldo da Silva Santos, de 26 anos, denunciado pelo Iguaçu por utilizar documentação falsa neste Campeonato Paranaense.

A decisão unânime rebaixa o "time cigano", que atualmente joga em São José dos Pinhais. A punição prevê ainda o pagamento de uma multa de R$ 10 mil e uma suspensão da agremiação por 720 dias, punições por ter infringido os artigos 214 e 234 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Em outros dois artigos, a equipe foi absolvida.

Por maioria de votos, também ficou definido também que Erinaldo foi apenado com 360 dias de suspensão por infringir os artigos 217, 234 e 236 do CBJD, totalizando 900 dias de suspensão.

Atualmente, o Real Brasil possuí­a 16 pontos na classificação, e agora está com apenas um. Faltando uma rodada para o final da primeira fase do Paranaense, a equipe fica com quatro e está virtualmente rebaixada, ao lado da Portuguesa/CAC.

Ainda cabe recurso do Real Brasil contra ambas as punições e, caso isso ocorra, o Pleno do TJD-PR deve apreciar o pedido nos próximos dias. Se for novamente derrotado em âmbito estadual, o Real pode buscar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), fazendo o caso se arrastar por mais algumas semanas.

Documentos do irmão
Erinaldo da Silva Santos foi acusado pelo Iguaçu, seu ex-clube, de ter usado os documentos do irmão Emerson da Silva Santos, quatro anos mais jovem, ao assinar contrato com o time de União da Vitória no iní­cio da temporada. A mesma identidade foi apresentada quando ele foi contratado pelo Real Brasil no ano passado.

Assim, o Real acabou acionado e punido pelo artigo 214 - "Incluir na equipe ou fazer constar da súmula atleta que não tenha condição legal de participar de partida". Tal dispositivo previa a perda de 6 pontos toda vez que ocorrer a infração. Como Erinaldo atuou em dois jogos da equipe, o clube perdeu 12 pontos.

Real Brasil é suspenso por dois anos. Jogador também recebe punição, mas decisão ainda cabe recurso.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir