Categoria Cincia e Sade  Noticia Atualizada em 13-03-2008

Exames simples podem prevenir doenas graves nos rins
Nesta quinta (13), se comemora o Dia Mundial do Rim, com eventos focados na prevenção
Exames simples podem prevenir doenas graves nos rins
Foto: Arquivo pessoal

Nesta quinta-feira (13), o publicitrio paulistano Breno Zardini completa 26 anos. Para comemorar, vai receber alguns amigos em casa, para papear e tomar umas cervejinhas. No final de semana, vai fazer um churrasco para os amigos que moram fora da capital paulista. Uma vida completamente normal de um jovem completamente normal que, por acaso, tem apenas um rim.

Nesta quinta, alm do aniversrio de Breno, tambm comemorado o Dia Mundial do Rim, data estabelecida h trs anos pela Sociedade Internacional de Nefrologia, lembrada sempre na segunda quinta-feira de maro. Em todo o mundo e em 400 cidades brasileiras, eventos sero organizados para conscientizar as pessoas dos problemas renais e evitar casos como o do publicitrio, que acabou perdendo o rgo. Os exames para detectar a doena so simples, apenas de urina e de sangue, e sero oferecidos gratuitamente.

Segundo a mdica Jacqueline Caramori, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), uma em cada dez pessoas tem problemas nos rins " e a maioria nem imagina. Esse foi o caso de Breno Zardini, que descobriu sua condio por acaso, quando foi tratar uma mononucleose, em setembro de 2004. “No sentia nenhum tipo de dor ou de desconforto”, contou Zardini ao G1. “Mas o canal do rim esquerdo para a bexiga estava entupido e o rim foi crescendo at perder a funo. Ele tinha apenas 3% de funcionamento”, afirma. Em dezembro, ele passou por uma cirurgia para a retirada do rgo.

A nefrologista da Unesp diz que a maioria dos casos se desenvolve da mesma maneira. “Os problemas renais so de evoluo lenta. Quando a pessoa nota que o rim est afetado, o rgo j est comprometido”, ela.

Isso porque as doenas renais mais graves, que podem levar hemodilise e perda do rgo, resultam de problemas, na verdade, externos ao rim. Os dois principais so a hipertenso arterial e a diabetes, que vo degradando o rgo. A to temida pedra no rim, a primeira coisa que a maioria das pessoas lembra quando pensa em problemas renais, menos grave e freqente, embora bastante dolorida, explica a nefrologista.

“O clculo renal apenas a quinta ou sexta doena mais comum nos rins”, afirma. “Na maioria dos casos, so problemas isolados que somem quando a pedra expelida, embora em alguns outros seja preciso um tratamento a mais”, conta ela.

Ao contrrio do que a maioria das pessoas pensa, a vida de algum como Breno Zardini, que tem apenas um rim, absolutamente normal. Tanto que muitas pessoas que nascem com somente um desse rgo no percebem nada e s vo descobrir o problema depois de muitos anos. Segundo Zardini, h dietas especficas para os chamados “monorrenados”. “Outro cuidado o acompanhamento regular com um urologista. Exames de rotina so recomendados a cada seis meses”, conta ele.

Ainda assim, preciso cuidado, pois a perda dos dois rins fatal e exige um transplante, o que sempre algo complicado. Antes disso, o prprio processo de hemodilise, onde o sangue filtrado por uma mquina, que faz as funes do rim, traz riscos de infeces, alm de ser bastante desconfortvel.

Preveno
Para evitar problemas nos rins, essencial fazer um acompanhamento mdico regular, principalmente as pessoas que j tm presso alta, os idosos e quem tem histrico familiar de doenas renais. Os exames de deteco, no entanto, so simples. Basta um exame de urina e um de sangue. S se a doena for realmente detectada, que tratamentos e testes mais complexos sero necessrios.

Alm disso, para evitar as doloridas pedras no rim, preciso beber muito lquido, especialmente nos meses mais quentes. “O vero a estao onde aumentam os casos de clculo renal, porque as pessoas ficam mais desidratadas e a urina fica mais concentrada”, explica Caramori.

Campanha
Para lembrar o Dia do Rim, a Sociedade Brasileira de Nefrologia est organizando mutires de atendimento em 400 cidades do pas. No ano passado, um milho de pessoas foram atendidas como parte da iniciativa. Para mais informaes, confira o site da campanha.

Exames simples podem prevenir doenas graves nos rins. Nesta quinta (13), se comemora o Dia Mundial do Rim, com eventos focados na preveno.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir