Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-03-2008

Veja como não errar na escolha do ovo de Páscoa
Falta de informações no rótulo é a irregularidade mais comum. Saiba o que fazer para evitar problemas na hora de comprar o produto
Veja como não errar na escolha do ovo de Páscoa
Foto: Reprodução/TV Globo

Fique atento na hora de escolher os ovos de chocolate para esta Páscoa: pequenos detalhes podem garantir a qualidade do produto, segundo entidades de defesa do consumidor.

Checar as informações do rótulo e as condições de armazenamento dos doces estão entre as principais recomendações dos especialistas consultados pelo G1. Confira:

Pesquise preços
Para a supervisora institucional da Pro Teste, Ana Luísa Ariolli, comparar valores é fundamental. Além disso, é importante definir prioridades antes de sair de casa. "Faça uma lista do número de pessoas que quer presentear e veja o que cabe no seu bolso", diz. "Às vezes vale a pena substituir alguns ovos por uma caixa de bombom ou uma colomba pascal para fazer caber no seu orçamento."

Deixe as crianças em casa
Fazer as compras em companhia dos pequenos pode atrapalhar o planejamento, segundo o técnico do Procon-SP, Laércio Godino. "Elas são mais suscetíveis ao marketing e podem influenciar em compras que não tenham o melhor custo-benefício", explica.

Olhe o rótulo
A falta de informações detalhadas é uma das principais irregularidades encontradas pelo Procon nos pontos de venda de ovos de Páscoa: só na semana passada, foram 30 autuações. Por isso, a opção mais segura é evitar comprar ovos se um desses dados não estiver visível na embalagem: validade, peso líquido e composição.
Cuidado com os brindes

Caso o produto ofereça brindes em seu interior, como brinquedos, verifique se a embalagem traz um selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Além disso, deve haver informação sobre a faixa etária recomendada para a utilização do brinquedo.

Armazenamento
No supermercado ou ponto de venda, observe a localização e as condições de armazenamento do produto: eles não podem estar próximos a produtos de limpeza, odores fortes (como a seção de peixes, por exemplo) ou em lugares muito quentes.

"Quando o chocolate derrete e se compõe novamente há a separação da gordura, o que pode deixar o chocolate esbranquiçado e com alterações no gosto e no odor", diz a supervisora institucional da Pro Teste, Ana Luísa Ariolli.

Número do ovo
Preste atenção no peso líquido do produto, e não apenas no número do ovo: a numeração pode variar de um fabricante para outro. "A numeração pode variar, não tem relação com o peso. O mesmo ovo número 20 pode ter um peso de 100 g e do outro 150 g", diz o técnico do Procon-SP, Laércio Godino.

Peça a nota fiscal
A dica vale para qualquer compra, inclusive dos ovos de Páscoa: a nota garante os direitos do consumidor em casos de insatisfação com o produto. Exija o documento mesmo no caso de compra de ovos artesanais.

"A nota é a garantia de reclamar no prazo de 30 dias em caso de problemas. Ele pode reclamar no ponto de venda onde comprou ou no fabricante", diz a supervisora institucional da Pro Teste, Ana Luísa Ariolli.

Denuncie
Em caso de falta de informações no rótulo ou dúvidas sobre a qualidade do produto, a denúncia pode ser feita na unidade do Procon mais próxima de sua residência.

Já suspeitas sobre a quantidade do produto e falta de certificação de Inmetro em brinquedos vendidos junto com o ovo de Páscoa podem ser informadas ao Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), pelo telefone: 0800-013-0522.

"Em caso de desconfianças do consumidor, o Ipem vai até o local inspecionar denúncias", diz o chefe da fiscalização de produtos pré-medidos do Ipem-SP, Paulo Roberto Lopes.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir