Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-03-2008

Rice defende criação de conselho de defesa da América do Sul
Rice pediu maior rigor em controle de fronteiras da região
Rice defende criação de conselho de defesa da América do Sul
Foto: G1

A secretária de estado norte-americana, Condoleezza Rice, sugeriu nesta quinta-feira (13) que os países da América do Sul analisem um instrumento conjunto de segurança de fronteiras. E apoiou a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de criar um conselho de defesa regional.

"Conforme uma resolução da ONU, há obrigações que os países devem fazer para ter certeza que está sendo feito tudo para prevenir terroristas de atuar em seu território", disse a secretária de estado em entrevista coletiva.

"Fronteiras são importantes, mas não podem ser um meio para fornecer abrigo aos terroristas que agem para matar civis inocentes. Talvez essa seja a hora de a região rever a segurança nas regiões fronteiriças. Os Estados Unidos serão parceiros dessa iniciativa", acrescentou Rice.

Farc
Apesar da defesa de um controle mais firme da região fronteiriça, ela descartou a hipótese da atuação de guerrilheiros das Farc dentro do território brasileiro.

Ela voltou a defender a posição da Colômbia na atuação para reprimir rebeles das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território equatoriano. A invasão militar gerou uma crise entre os dois países, com ameaças de revide bélico, inclusive da Venezuela.

Rice afirmou ser bem-vinda qualquer sugestão que incremente a cooperação regional e disse que EUA, México e Canadá tem um instrumento parecido de consulta de segurança regional, como o proposto por Lula.

"Somos favoráveis a qualquer tipo de cooperação regional que se pode ter. É sempre bom melhorar os instrumentos para dar mais habilidade de enfrentar crises. Não vemos problemas com a proposta e confiamos na liderança do Brasil", disse a secretária.

Para o Departamento de Estado dos EUA, chefiado por Rice, a atuação brasileira deve ser cada vez mais percebida no âmbito internacional e não somente na América do Sul. Ela, no entanto, limitou-se a reafirmar a posição norte-americana sobre ser favorável à reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, mas esquivou-se de defender uma cadeira permanente ao Brasil.

Rice defende criação de conselho de defesa da América do Sul
Lula fez proposta após crise entre Equador e Colômbia.
Rice pediu maior rigor em controle de fronteiras da região.


Fonte: Tiago Pariz

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir