Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 14-03-2008

Endeavour é lançado ao espaço com laboratório japonês
Decolagem do ônibus espacial Endeavour, na terça-feira, rumo à Estação Espacial Internacional
Endeavour é lançado ao espaço com laboratório japonês
Foto: Stan Honda/AFP

O ônibus espacial Endeavour decolou de sua plataforma de lançamento na Flórida na terça-feira (madrugada de quarta-feira no Brasil) para levar parte do laboratório espacial japonês e um sistema robótico construído no Canadá à Estação Espacial Internacional.

A nave foi lançada às 3h28 (horário de Brasília) rumo a uma missão de 16 dias e deixando para trás uma imensa nuvem de fumaça branca.

"Gostaríamos de dizer konnichiwa, domo arigato e banzai (olá, obrigado e banzai)", disse o comandante Dominic Gorie pouco depois da decolagem, falando algumas palavras em japonês em homenagem ao país que desempenha grande papel nessa missão.

"Deus realmente nos abençoou com esta bela noite aqui para o lançamento."

Com a chegada do laboratório japonês, todos os 15 países parceiros no projeto da estação espacial --Estados Unidos, Rússia, Canadá, Japão e 11 integrantes da Agência Espacial Européia-- estão representados em órbita. O primeiro laboratório permanente europeu, o Columbus, foi levado à estação no mês passado.

A estação de 100 bilhões de dólares está 60 por cento completo após uma década de construção e deve ser finalizada antes de os três ônibus espaciais norte-americanos remanescentes serem aposentados em 2010.

Empurrado por três motores principais e dois foguetes com combustível sólido, a uma velocidade superior a 28 mil quilômetros por hora, o Endeavour levava a primeira parte do laboratório espacial japonês Kibo ("esperança").

Esse será o maior laboratório da Estação (tem o tamanho de um ônibus de dois andares) e o único com instalações para artes, além de espaços para pesquisas científicas.

A principal parte do laboratório deve ser lançada em maio, e a última parte (uma baia para experimentos externos, no vácuo) só viaja no ano que vem. Mas grande parte dos computadores e equipamentos está viajando no Endeavour.

"Finalmente nos tornamos parceiros de verdade no projeto da Estação Espacial Internacional, não apenas um dos membros na lista", disse Keiji Tachikawa, presidente da Agência de Exploração Espacial do Japão,

CHECAGEM EM ÓRBITA

Após passar por uma inspeção em órbita para avaliar possíveis danos no lançamento, o Endeavour deve atracar na quarta-feira na Estação.

Durante a ascensão, um sistema de refrigeração e instrumentos que monitoram os três motores principais falharam, mas Leroy Cain, coordenador da missão, disse que isso não trará problemas.

Entregar a primeira parte do Kibo é apenas o início de uma complicada missão de 12 dias na Estação, que inclui cinco saídas dos astronautas do ônibus ao espaço.

Duas estão reservadas para a montagem do Dextre, sistema canadense que dá destreza e 9 metros adicionais ao guindaste da Estação.

O astronauta Garrett Reisman, que está no Endeavour, permanecerá na Estação, substituindo o francês Leopold Eyharts, que volta no ônibus.

Ao saírem ao espaço, os astronautas vão testar também uma técnica de reparo da proteção térmica, desenvolvida para evitar que se repitam acidentes como o de 2003 com o ônibus Columbia, que matou os sete tripulantes e foi causado por um buraco na proteção térmica da asa, motivo de uma explosão na reentrada na atmosfera.

A Nasa quer ter essa técnica de reparo preparada para a missão de manutenção deste ano no Telescópio Espacial Hubble. Em caso de emergência nessa missão, a tripulação do ônibus não terá como chegar à Estação Espacial para buscar abrigo.

O Endeavour terá companhia no espaço. O Veículo Automatizado de Transferência, primeira nave da Agência Espacial Européia, foi lançado no sábado de Kourou (Guiana Francesa) e ficará vagando perto da Estação durante a visita do ônibus, esperando a sua vez de atracar.

Endeavour é lançado ao espaço com laboratório japonês


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir