Categoria Politica  Noticia Atualizada em 14-03-2008

Alta do consumo pode trazer "a doença desgraçada", diz Lula
Presidente Lula conversa com alunos durante inauguração da EMEF Gilda Rocha de Mello e Souza, em Araraquara, interior de São Paulo
Alta do consumo pode trazer
Foto: Raimundo Paccó/Folha Imagem

Cuidado com o aumento exagerado do consumo para que não haja o retorno de "uma doença desgraçada: a inflação". Foi essa a maior preocupação demonstrada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em mais um comentário sobre o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro divulgado nesta semana.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o PIB cresceu 5,4% em 2007, melhor resultado desde 2004.

Em discurso durante lançamento de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em Araraquara, no interior de São Paulo, Lula afirmou que o país está vivendo um momento "quase que mágico" e pode crescer mais nos próximos anos.

"Durante 26 anos este país estava preparado para não crescer. Havia uma lógica nos economistas do governo de que o Brasil não poderia crescer mais de 3% ao ano. Nós queremos provar que o Brasil pode crescer três, quatro, cinco e quanto mais a economia suportar. O cuidado que nós temos que ter é que o consumo não pode crescer acima da capacidade produtiva do país.

Até pode, porque a gente pode importar um pouco, mas tem que tomar cuidado. Se cresce muito o consumo e a indústria não investe em novas fábricas e mais produção, a gente tem de volta uma doença desgraçada, que nós não gostamos dela, que é a inflação", afirmou.

"Hoje, sem medo de errar, vivemos o melhor momento do Brasil nos últimos 30 anos e podemos melhorar ainda mais", completou Lula.

Em seguida, em entrevista coletiva, o presidente foi questionado sobre o efeito das medidas anunciadas pelo governo federal, nesta semana, para tentar conter a queda do dólar. Lula comparou as medidas a um analgésico. Para o presidente, elas não têm efeito imediato.

"Elas [as medidas] vão surtir efeito. É como dor de cabeça você não melhora quando toma o comprimido. Você vai ter que esperar uma meia hora, quarenta minutos para fazer efeito", disse.Alta do consumo pode trazer "a doença desgraçada", diz Lula

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir