Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-03-2008

Manifestação pede saída de delegado da PF em Tabatinga.
Declaração sobre tráfico de drogas na cidade motivou o protesto.Delegado disse que foi mal-entendido e pediu desculpas à população.
Manifestação pede saída de delegado da PF em Tabatinga.
Foto: Valter Campanato/ABr

Cerca de mil moradores da cidade de Tabatinga (AM) promoveram nesta sexta-feira (14) uma passeata até a sede da Polícia Federal (PF). Eles foram liderados pelo prefeito da cidade, Joel Santos de Lima. A manifestação foi feita em protesto contra o delegado Eduardo Primo, que declarou que "em Tabatinga, quem não trafica, um dia vai traficar." A declaração foi publicada no G1 no dia 9 de março.

De acordo com informações da Agência Brasil, em frente à delegacia da PF, o prefeito discursou lamentando a reportagem. Os moradores pediram a saída do delegado.

O delegado disse ver com naturalidade a manifestação dos moradores – "um direito assegurado pela Constituição" – e acrescentou que a saída do cargo "é uma decisão dos órgãos centrais do Departamento e com certeza cumprirei minha missão em outra cidade do Brasil."

"Eu não disse isso. Falei que em Tabatinga temos muito traficantes. É uma realidade constatada no número de pessoas presas quase diariamente. E, neste contexto, disse que, se não houver uma ação de governo que viabilize a melhoria na qualidade de vida da população aqui, possivelmente o caminho dos jovens será o tráfico", disse o delegado em entrevista à Agência Brasil.

Segundo o delegado, pode haver outros motivos para a manifestação, entre eles a proibição da venda de gasolina de forma clandestina na cidade, como ocorria até janeiro. O combustível era comprado na cidade vizinha de Letícia, na Colômbia, onde custa cerca de R$ 1 a menos, e era comercializado em garrafas pelas ruas.

"Na cidade de Tabatinga se vendia gasolina em todas as esquinas, contrabandeada da Colômbia. Muitas pessoas ganhavam muito dinheiro com o transporte irregular de combustível", disse.

Para o prefeito, a venda de gasolina nas ruas não era uma coisa grave. "Vender gasolina nunca fez mal a ninguém neste município. Isso é coisa que é crime? Pode ser um crime, mas é uma necessidade", disse Santos Lima.

Outro crime que sofreu maior repressão neste ano, segundo o delegado Primo, foi o tráfico de drogas. "De janeiro para cá, apreendemos mais de 230 quilos de cocaína, que trouxeram muito prejuízo na cidade."

Ele lembrou que no primeiro trimestre do ano passado foram apreendidos 100 quilos e que a droga que vem da Colômbia e do Peru é a pasta base que, refinada, rende dez vezes mais que o peso original.

Segundo a Polícia Federal, o município de Tabatinga funciona como um corredor de passagem para a droga, que segue para cidades maiores de barco ou avião, chegando a outras partes do país e do exterior. O transporte de pequenas quantidades da droga até Manaus chega a render até R$ 1 mil às pessoas conhecidas como "mulas", que levam até dois quilos.

Manifestação pede saída de delegado da PF em Tabatinga.
Declaração sobre tráfico de drogas na cidade motivou o protesto.Delegado disse que foi mal-entendido e pediu desculpas à população.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir