Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 15-03-2008

TORTURA E HOMOSSEXUALISMO
Segundo a pesquisa, quase a metade (42 por cento) das pessoas com renda superior a cinco sal�rios m�nimos aprova o uso da tortura.
TORTURA E HOMOSSEXUALISMO

Bras�lia - Repare numa coisa: quando um cachorro morde a canela de uma pessoa, n�o � not�cia. Agora, se uma pessoa morde um cachorro, � manchete garantida. A partir desse ponto, � de se perguntar: os destaques de uma pesquisa da ag�ncia Nova S/B-Ibope que busca tra�ar um panorama dos valores do brasileiro e foi divulgada pelo jornal O Globo s�o not�cia, da maneira com que foram ressaltados? Talvez por outro �ngulo, mas� vamos aos fatos.

Segundo a pesquisa, quase a metade (42 por cento) das pessoas com renda superior a cinco sal�rios m�nimos aprova o uso da tortura. Para os que ganham at� um sal�rio m�nimo, a aprova��o fica nos 19 por cento. No geral, s�o 26 por cento da popula��o os que aprovam o uso de tortura � cerca de um em cada cinco habitantes do fazend�o. Entre os que possuem curso superior, 40 por cento aprovam a tortura.

O outro destaque tem a ver com o homossexualismo: a pesquisa revela que 33 por cento dos entrevistados se afastariam de um amigo, se descobrissem que ele � homossexual.

Isso � novidade (e, portanto, not�cia)? N�o exatamente. "Veja bem", como diz o chefe do desgoverno: a quest�o da tortura reflete apenas a cultura do descontentamento da popula��o com o estado de coisas vigente. O absoluto desarranjo das institui��es, estruturadas atualmente numa corrup��o sist�mica e num clima de safadeza institucionalizada, impede que as pessoas de bem consigam abrir caminho de maneira honesta e baseada na meritocracia, no sucesso do esfor�o pessoal. Por outro lado, isso tudo abre a porta para que as pessoas se impacientem e passem a defender solu��es mais radicais e cir�rgicas para problemas que, de outra forma, seriam resolvidos com base em regras claras e transparentes. Se o fazend�o fosse um pa�s "limpo", sem essa met�stase de calhordice, os resultados da pesquisa seriam outros, sem d�vida.

O mesmo tem a ver com o homossexualismo: tudo indica que um ter�o da popula��o n�o aceita o clima de proselitismo que habitualmente cerca o estilo de vida homossexual, os olhares l�nguidos que tanto constrangimento provocam em quem est� sendo olhado � especialmente no ambiente de trabalho, a cria��o de verdadeiras "m�fias" em algumas categorias de empregos onde a op��o sexual � fator mais determinante do que a capacidade profissional. Vale o registro, positivo, de que os tempos est�o mudando, e talvez esse segmento da sociedade esteja percebendo que vale mais a pena viver uma vida menos fe�rica, onde a op��o sexual n�o precisa vir acompanhada de luzes e ribalta. N�o h� motivo para que heteros e homos n�o vivam em paz e busquem relacionamentos produtivos, sem conflitos. O que acontece no quarto de cada um � problema de cada um.

Vista por esse �ngulo, talvez a pesquisa seja not�cia � da mesma forma que a ressurrei��o do Blog do Lessa. Os coment�rios bem-humorados ou irados, mas sempre politicamente incorretos, podem ser acessados no renovado www.claudiolessa.com, assim como a vers�o em �udio desta coluna, e muito mais.

Fonte: O Autor
 
Por:  Claudio Lessa    |      Imprimir