Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 15-03-2008

Leão: 'Não sei se vamos para a Bolívia'
Fifa mantém restrições a jogos na altitude, mas Conmebol não é obrigada a acatar
Leão: 'Não sei se vamos para a Bolívia'
Foto: http://globoesporte.globo.com

A Fifa reiterou, em reunião na última sexta-feira, sua posição de não permitir jogos acima de 2.500 metros de altitude sem aclimatação prévia. O órgão passou a determinação à Confederação Sul-americana de Futebol, que publicou em seu site a íntegra do comunicado. Diante disso, o técnico Emerson Leão, do Santos, afirma que já não tem certeza se o Peixe viajará na próxima segunda-feira para a Bolívia. Na quarta, o time enfrenta o San José, em Oruro, a 3.700 metros de altitude, pela Taça Libertadores.

- Estou sabendo hoje (neste sábado) sobre o comunicado da Fifa. Diz que precisa de um mínimo de sete dias para adaptação acima de 3.000 metros. Levando-se isso em conta, nós não podemos ir - afirma o treinador.

Na verdade, a Fifa estabeleceu a seguinte escala: acima de 2.500 metros é preciso haver um período de aclimatação de no mínimo três dias. Acima de 2.750 metros, uma semana. Já as partidas disputadas a mais de 3.000 metros exigem de jogadores e árbitros duas semanas de adaptação.

- Tínhamos uma programação: iríamos na segunda-feira à tarde com um destino. Agora, não sei vamos para outro destino ou mesmo se vamos - comenta.

O texto do comunicado estabelece normas para jogos de competições da Fifa - jogos de Eliminatórias, por exemplo - e apenas recomenda que as regras sejam adotadas por todas as confederações. A Conmebol é contra. Tanto que na Libertadores 2008, os jogos acima até de 4.000 metros têm sido disputados normalmente, sem aclimatação. Isso só irrita ainda mais Leão, para quem as regras deveriam ser as mesmas para todos.

- Vale para seleção e não vale para clube? Quer dizer, se estiver com seu clube, o jogador pode morrer. Se estiver com a seleção, é preservado? - questiona o técnico santista.

Leão: 'Não sei se vamos para a Bolívia'
Fifa mantém restrições a jogos na altitude, mas Conmebol não é obrigada a acatar

Fonte: a href="http://globoesporte.globo.com/" target="_blank" >http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir