Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 15-03-2008

Tocha passará pelo Everest, garante Bocog
Chama olímpica passará no topo do monte em maio, três meses antes das Olimpíadas
Tocha passará pelo Everest, garante Bocog
Foto: http://globoesporte.globo.com

Comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog) afirmou neste sábado que os distúrbios no Tibete não impedirão que a tocha olímpica passe em maio pelo topo do Everest, a montanha mais alta do mundo (8.848m).

- A passagem da tocha olímpica pelo Tibete e pelo cume do Everest não será afetada pelos distúrbios e o trabalho de organização está sendo realizado sem problemas – afirma Sun Weide, porta-voz do Comitê.

As manifestações contra a ocupação chinesa do Tibete deixaram dez mortos e um grande número de feridos na última sexta-feira em Lhasa, capital regional, de acordo com a agência oficial Nova China. Os mortos chegariam a cem, de acordo com "informações não confirmadas" indicadas pelo governo tibetano no exílio.

Grupos pró-tibetanos já anunciaram sua intenção de perturbar a passagem da tocha antes que chegue à China, entre os dias 2 e 29 de abril. O Nepal anunciou na última sexta que, a pedido da China, fechará o acesso ao cume do Everest quando a tocha chegar a essa região, com o objetivo de impedir as manifestações de protesto.

A China domina o Tibete desde 1950. Uma rebelião contra a China, reprimida pelo exército do país comunista, forçou em 1959 a partida do Dalai Lama, líder espiritual dos budistas tibetanos, que formou um governo no exílio na cidade indiana de Dharamshala.

O vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse acreditar que a atenção mundial despertada pelos Jogos Olímpicos de Pequim, pode contribuir para uma solução pacífica no conflito entre tibetanos e o Governo chinês.

No entanto, em declarações que serão publicadas no domingo pelo jornal alemão "Der Tagesspiegel", Bach alertou que o organismo pode exercer limitada influência sobre Pequim.

- O tema dos direitos humanos é abordado nas conversas bilaterais entre o COI e as autoridades chinesas, mas a possibilidade de conseguir progressos é pequena e limitada a compromissos relacionados diretamente com os Jogos

Tocha passará pelo Everest, garante Bocog
Chama olímpica passará no topo do monte em maio, três meses antes das Olimpíadas

Fonte: a href="http://globoesporte.globo.com/" target="_blank" >http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir