Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 16-03-2008

Hamilton vence com facilidade na Austrália
Rubens Barrichello faz corrida excelente, mas Honda estraga esforço do brasileiro
Hamilton vence com facilidade na Austrália
Foto: www.g1.com

Lewis Hamilton venceu com facilidade o GP da Austrália, primeira etapa da temporada 2008 da Fórmula 1. O inglês da McLaren, atual vice-campeão mundial, dominou a prova desde o início e escapou dos vários incidentes durante a corrida em Melbourne. Nick Heidfeld, da BMW Sauber, foi o segundo, com Nico Rosberg, da Williams, completando o pódio.

Fernando Alonso, da Renault, foi o quarto, após uma disputa sensacional nas últimas voltas da corrida com Heikki Kovalainen, da McLaren. O finlandês ultrapassou o espanhol a duas voltas do fim, mas, inexplicavelmente, cedeu a posição no meio da reta para o rival da equipe francesa.

Rubens Barrichello fez uma corrida sensacional com a Honda, mas teve seu desempenho atrapalhado pela equipe. Ele estava na terceira posição, quando foi chamado aos boxes para fazer o último pit stop durante um safety car provocado pelo acidente de Timo Glock, da Toyota. Só que o brasileiro reabasteceu no período proibido pelo regulamento e ainda saiu com a luz vermelha do pit lane A corrida já começou confusa. Enquanto Lewis Hamilton e Robert Kubica duelavam pela ponta, Felipe Massa tentou ultrapassar Heikki Kovalainen e rodou na segunda perna da primeira chicane. O brasileiro quebrou a asa dianteira ao bater nos pneus.

Atrás deste incidente, várias colisões aconteceram e Sebastian Vettel (STR), Giancarlo Fisichella (Force India), Mark Webber (RBR), Anthony Davidson (Super Aguri) e Jenson Button (Honda) abandonaram antes do fim da primeira volta. Kazuki Nakajima, outra vítima dos acidentes, teve de trocar o aerofólio dianteiro.

Kimi Raikkonen, que largou em 15º, subiu para a oitava posição ainda na primeira volta. No entanto, ele ficou atrás de Rubens Barrichello, da Honda, por 18 voltas. O brasileiro lutou muito, mas teve de ceder a posição para o finlandês. Jarno Trulli, da Toyota, que estava na sexta posição, abandonou no momento de seu primeiro pit stop.

Entre os primeiros, Robert Kubica foi o primeiro a parar, na volta 16. Ele voltou no meio do tráfego e permitiu que Heikki Kovalainen avançasse para o segundo posto. Após a primeira seqüência de pit stops, Hamilton liderava a prova, com Kimi Raikkonen na terceira posição.
Após o erro no início, Felipe Massa era o piloto que menos conseguiu avançar durante a prova. Na 25ª volta, ele e David Coulthard provocaram o segundo safety car, quando colidiram na primeira curva do traçado. O escocês da RBR levou a pior e teve seu carro totalmente destruído, enquanto o brasileiro seguiu na prova, embora por pouco tempo, pois abandonou logo na relargada com problemas no motor.

Raikkonen tentou a ultrapassagem sobre Kovalainen quando o safety car saiu da pista. No entanto, o atual campeão mundial escapou na terceira curva, mas conseguiu voltar, em último. Mais tarde, ele voltaria a errar no mesmo ponto. Nelsinho Piquet, da Renault, abandonou com problemas de câmbio.

O último safety car da corrida foi provocado por Timo Glock, da Toyota. Ele escapou na curva 12 e rodou várias vezes no meio da pista. O carro do alemão espalhou vários detritos pelo asfalto. Os pits foram abertos em seguida, quando Kovalainen e Alonso fizeram o último pit stop, caindo para o fim do pelotão. Sebastian Bourdais, da STR, estava em quarto, quando seu motor estourou. Mas ele ainda terminou em oitavo. Raikkonen também teve problemas no fim, teve de abandonar e chegou em nono, sem marcar pontos.

Hamilton vence com facilidade na Austrália.

Rubens Barrichello faz corrida excelente, mas Honda estraga esforço do brasileiro.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir