Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-03-2008

Número de mortos em explosão na Albânia sobe para nove.
Incidente em depósito de munição deixou 245 feridos.Ao todo, 318 estabelecimentos e casas foram totalmente destruídos.
Número de mortos em explosão na Albânia sobe para nove.
Foto: AFP/AFP

O número de mortos nas explosões registradas neste sábado (15) em um depósito de munição próximo a Tirana (capital da Albânia) aumentou para nove, depois que os soldados que participam dos trabalhos de resgate encontraram neste domingo (16) quatro cadáveres sob os escombros. O acidente ocorreu em um armazém de armamento situado em Gerdec, 25 km distante da capital.

Além dos mortos e dos 245 feridos, 318 estabelecimentos e casas foram totalmente destruídos. Ainda não se sabe quantas pessoas permanecem desaparecidas após a explosão, embora o primeiro-ministro albanês, Sali Berisha, tenha assegurado que dez trabalhadores permaneçam desaparecidos.

Berisha explicou que centenas de policiais e cerca de 500 militares albaneses iniciaram duas operações paralelas: uma de busca e resgate dos sobreviventes, e outra de desmilitarização da zona do acidente.

"Na zona de risco trabalha ainda uma unidade militar americana, e se espera em breve a chegada de especialistas dinamarqueses e noruegueses", disse o chefe do governo.

Custos da reconstrução
O primeiro-ministro prometeu que o governo assumirá os custos de reparação destes danos, e anunciou que abrirá uma conta bancária para que os cidadãos se solidarizem e ajudem economicamente os afetados.
Berisha agradeceu o apoio oferecido pelos Governos de Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Grécia, Turquia, Espanha, Suíça, Croácia, Kosovo e Macedônia, assim como por organizações de ajuda internacionais.

O acidente ocorre a poucas semanas da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Bucareste, na qual a Albânia deseja receber um convite para ingressar na organização.

Ele destacou que os países da Otan reconhecem o problema dos armamentos estocados na Albânia desde a época comunista, e muitos deles estão subvencionando programas para sua destruição. "São mais de 100 mil apetrechos fora de uso, de origem russa, chinesa e albanesa, que devem ser destruídos", acrescentou.

Bomba atômica
A dimensão das explosões foi tal que os habitantes da zona compararam com as de uma bomba atômica, enquanto rajadas de projéteis e peças de armamento caíam como chuva sobre suas casas.

"Por um segundo pensei que tinha chegado o fim do mundo. Os pratos voaram pelo ar, os vidros se quebraram e as pessoas começaram a gritar", declarou um garçom de um bar da região. Outros moradores da região denunciam que na fábrica trabalhavam ilegalmente menores de idade e mulheres, cujo salário mensal mal passava de 100 euros.

Número de mortos em explosão na Albânia sobe para nove.
Incidente em depósito de munição deixou 245 feridos.Ao todo, 318 estabelecimentos e casas foram totalmente destruídos.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir