Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 16-03-2008

Fundador do grupo Pão de Açúcar morre aos 94 anos
Valentim dos Santos Diniz era pai de Abílio Diniz, presidente do grupo. Corpo será velado neste domingo, em São Paulo
Fundador do grupo Pão de Açúcar morre aos 94 anos
Foto: Divulgação

O fundador do grupo Pão de Açúcar, Valentim dos Santos Diniz, faleceu neste domingo (16) à tarde em decorrência de falência múltipla de órgãos, no hospital Albert Einstein, em São Paulo, aos 94 anos.

Valentim era o pai do atual presidente do grupo, Abílio Diniz, e ocupava a presidência honorária do conselho de administração. O empresário estava internado desde o último dia 07 de janeiro.

O empresário era um imigrante português que chegou ao Brasil em 1929 e abriu uma mercearia. Ele fundou o grupo Pão de Açúcar em 1948, com a abertura de uma doceria. Em 1959, pôs em funcionamento o primeiro supermercado da rede.

O corpo será velado neste domingo (16), a partir das 21h, no velório do próprio hospital. Na segunda-feira (17), deve ser encaminhado ao meio dia para o cemitério São Paulo, na capital paulista.

Valentim dos Santos Diniz deixa a esposa Floripes, com quem estava casado há 72 anos, e os filhos Abilio, Arnaldo, Vera, Lucia e Lucilia, além de netos e bisnetos.

Negócios
O grupo Pão de Açúcar ocupa a posição de segunda maior rede de supermercados do país, desbancado da liderança pela rede francesa Carrefour, no ano passado. Nos sete anos anteriores, o Pão de Açúcar foi o líder nacional.

Valentim Diniz presidiu a empresa até 1995, posição então ocupada pelo filho, Abilio Diniz e desde 2003 ocupava o cargo de presidente honorário do Conselho de Administração da empresa.

Segundo informou a assessoria de imprensa do grupo, até o ano passado o empresário visitava as lojas, conversava com clientes e funcionários e também era visto na sede do grupo, em São Paulo.

Fundador do grupo Pão de Açúcar morre aos 94 anos
Valentim dos Santos Diniz era pai de Abílio Diniz, presidente do grupo.
Corpo será velado neste domingo, em São Paulo.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir