Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 16-03-2008

Papa celebra a missa de Ramos e pede paz no Iraque
Papa Bento XVI d� ben��o aos fi�is em missa de celebra��o do Domingo de Ramos, na pra�a de S�o Pedro, no Vaticano.
Papa celebra a missa de Ramos e pede paz no Iraque
Foto: EFE

CIDADE DO VATICANO, 16 Mar 2008 (AFP) - O Papa Bento XVI celebrou neste domingo a tradicional missa de Ramos, que marca o in�cio da Semana Santa para os crist�os, na Pra�a de S�o Pedro do Vaticano, e aproveitou a ocasi�o para pedir o fim da viol�ncia no Iraque.

A missa, acompanhada por milhares de fi�is, teve in�cio com a prociss�o dos ramos de oliveira.

O domingo de Ramos, o primeiro dia Semana Santa, comemora no cristianismo a entrada de Jesus Cristo em Jerusal�m, onde foi recebido por uma multid�o entusiasmada que agitava ramos de oliveira, a poucos dias da P�scoa judaica.

A jornada precede, segundo os Evangelhos crist�os, a pris�o, morte na cruz e resurrei��o de Jesus.

Durante a ben��o do Angelus, o Sumo Pont�fice pediu ainda o fim da viol�ncia no Iraque no que chamou de "um grito do cora��o", tr�s dias depois da morte do arcebispo caldeu de Mossul, Faraj Rahou.

"Que parem os massacres, a viol�ncia e o �dio no Iraque", disse em tom severo o Papa, durante a ora��o que encerrou a missa de Ramos.

Bento XVI se dirigiu diretamente ao povo iraquiano: "H� cinco anos sofre as conseq��ncias de uma guerra que provocou a desintegra��o de sua vida civil e religiosa. Levanta a cabe�a e sejam, voc�s mesmos, os primeiros a reconstruir teu pa�s".

Ao lembrar Faraj Rahou e sua morte tr�gica, o Papa recordou seu "belo testemunho de fidelidade a Jesus Cristo, � Igreja e a seu povo, o qual, apesar das amea�as, n�o quis abandonar".

O corpo do arcebispo caldeu, de 65 anos, foi encontrado na quinta-feira depois de um seq�estro de duas semanas.

O corpo havia sido enterrado perto da cidade de Mossul, 370 km ao norte de Bagd�, uma �rea considerada um reduto da rede terrorista Al-Qaeda. Ainda n�o se sabe se o religioso faleceu de morte natural em cativeiro ou se foi assassinado.

Papa celebra a missa de Ramos e pede paz no Iraque

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir