Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 16-03-2008

Mais dois corpos encontrados entre os escombros de arsenal
Mais dois corpos foram encontrados neste domingo entre os escombros do arsenal militar de Gerdec, que sofreu v�rias explos�es ontem
Mais dois corpos encontrados entre os escombros de arsenal
Foto: AFP

GERDEC, Alb�nia, 16 Mar 2008 (AFP) - Mais dois corpos foram encontrados neste domingo entre os escombros do arsenal militar de Gerdec, perto da capital Tirana, que registrou v�rias explos�es s�bado, o que eleva o n�mero de mortes a sete, mas com muitas pessoas ainda consideradas desaparecidas.

O ministro da Sa�de, Nard Ndoka, anunciou que a trag�dia deixou 243 feridos, 12 deles em estado grave.

As tarefas de resgate foram retomadas neste domingo na cidade que fica a 12 km de Tirana. Pelo menos 1.500 militares e policiais foram destacados para controlar o per�metro da zona afetada e retirar as minas do local.

Na capital, centenas de pessoas faziam fila para doar sangue para os feridos. "Trag�dia apocal�ptica" � a manchete de um jornal alban�s.

Em Gerdec, a �rea das explos�es parece um campo de batalha, mas os moradores n�o levaram em considera��o as advert�ncias e sa�ram �s ruas para ver os danos em suas casas, algumas delas totalmente destru�das.

O gado morto permanece nas ruas, muitas delas repletas de armamentos que n�o explodiram e de estilha�os de muni��o presas na terra, nas paredes e nas �rvores.

Muitos criticam as condi��es de trabalho no arsenal, j� que os trabalhadores tinham uma tarefa dura e o sal�rio mensal n�o superava 100 euros (156 d�lares).

O sil�ncio que reinava em Gerdec neste domingo s� era alterado pelo som de explos�es espor�dicas, que 24 horas depois da trag�dia continuavam sendo ouvidas no arsenal.

"Toda a zona est� minada e o perigo � grande", disse � AFP Sabri, um morador da regi�o que qualificou o incidente de "Hiroshima albanesa".

"Como � poss�vel que se permita que uma f�brica militar desmonte muni��es em meio a uma cidade habitada?", questiona Selim Tusha, ferido na cabe�a e nas m�os na trag�dia.

Um total de 121 pessoas estavam na f�brica de armamento no momento da primeira explos�o, s�bado ao meio-dia. A partir de ent�o, 4.000 civis que moravam perto do aresenal foram evacuados.

O acidente aconteceu a poucas semanas da reuni�o de c�pula da Otan em Bucareste, durante a qual a Alb�nia espera ser convidada para entrar na Alian�a.

A trag�dia comprova o grave problema que representam as 100.000 toneladas de muni��es da �poca comunista que permanecem armazenadas no pa�s.

Mais dois corpos encontrados entre os escombros de arsenal na Alb�nia

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir