Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 16-03-2008

Fundador do Pão de Açúcar morre aos 94 anos
Morreu neste domingo de falência múltipla dos órgãos o empresário e fundador da rede de supermercados Pão de Açúcar Valentim dos Santos Diniz, pai de Abílio Diniz
Fundador do Pão de Açúcar morre aos 94 anos
Foto: Divulgação

O empresário Valentim dos Santos Diniz, 94, fundador da rede de supermercados Pão de Açúcar, morreu na tarde deste domingo em São Paulo. O empresário estava internado no Hospital Albert Einstein, e faleceu em conseqüência de falência múltipla de órgãos.

O corpo do empresário será velado nas dependências do próprio hospital a partir das 21h de hoje. O enterro está marcado para as 12h de amanhã no Cemitério São Paulo, em Pinheiros (zona oeste de São Paulo).

Valentim Diniz deixa a esposa Floripes, e os filhos Abilio --que atualmente comanda o Conselho de Administração do Pão de Açúcar--, Arnaldo, Vera, Lucia e Lucilia.

O empresário nasceu em 1913, no interior de Portugal, e veio ao Brasil em 1929. Ele abriu uma doçaria em 1948, a que deu o nome de Pão de Açúcar.

No local da doçaria se encontra hoje a sede da Companhia Brasileira de Distribuição --nome oficial do grupo empresarial-- que lucrou R$ 210 milhões em 2007 e compõe hoje a segunda maior rede varejista do Brasil, atrás apenas da francesa Carrefour.

Valentim Diniz presidiu a empresa até 1995, quando deixou o posto para Abílio, e desde 2003 ocupava o cargo de presidente honorário do Conselho de Administração da empresa.

Fundador do Pão de Açúcar morre aos 94 anos

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir