Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 17-03-2008

15 de março é o o dia Mundial do Consumidor
Nós, da CDL Itapemirim e Marataízes, reconhecemos que todo o público consumidor, de todas as classes sociais, sem exceção, é de suma importância para a saúde financeira do nosso negócio
15 de março é o o dia Mundial do Consumidor

Nós, da CDL Itapemirim e Marataízes, reconhecemos que todo o público consumidor, de todas as classes sociais, sem exceção, é de suma importância para a saúde financeira do nosso negócio, independente do segmento de atuação.

O dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado pela primeira vez em 15 de março de 1962, nos EUA, quando o então presidente John Kennedy salientou que todo o consumidor tem direito à segurança, à informação e à escolha de ser ouvido.

De lá para cá, muitas mudanças ocorreram, entretanto, precisamos aperfeiçoar cada vez mais o nosso trato com os nossos clientes. O consumidor que é bem atendido vale mais do que um milhão de anúncios publicitários. É ele o responsável por uma das melhores divulgações, que é a propaganda boca-a-boca. A repercussão positiva a respeito de um produto pode elevar consideravelmente a lucratividade e garantir o sucesso das vendas de um determinado produto ou serviço. Por outro lado, um atendimento ao cliente, permeado de descaso, pode estar colaborando gradativamente para o prejuízo de qualquer que seja o negócio.

Atender o cliente com qualidade ou satisfazê-lo, é uma filosofia empresarial baseada na parceria. É fundamental compreender que atender o cliente com qualidade não se resume a tratá-lo com cortesia. Mais do que isso, significa acrescentar benefícios a produtos e a serviços com o objetivo de superar as expectativas dele. É necessário que se estabeleça um canal de comunicação direto entre cliente e empresa, através do qual o primeiro é regularmente ouvido, com muita atenção, e suas críticas e sugestões transformadas em especificações de melhores produtos e serviços.

Esta filosofia, que prioriza as necessidades e interesses do consumidor, não os da própria empresa, provoca a fidelidade do cliente. Além disso, a qualidade do serviço é mais importante do que o preço propriamente dito, ou seja, os consumidores estão dispostos a pagar mais por serviços de qualidade.

Abaixo seguem alguns detalhes que poderão fazer a diferença:

-Não prometa o que não puder cumprir;
-Tenha prazer em atender, e lembre-se atendemos pessoas, seres estes dotados de percepções, expectativas e pontos de vista;
-Seja um expert em sua área;
-Faça cursos, participe de eventos que possam ajudá-lo (a) a desenvolver melhor sua comunicação e relacionamento com os clientes internos e externos;
-Atenda como se a pessoa a sua frente fosse sua mãe, com carinho, respeito e atenção;
-Exercite o bom-humor;
-Facilite a vida do cliente;
-Ame os clientes "chatos". Eles o ajudarão a melhorar;
-Evite a procrastinação;
-E fundamentalmente resolva o problema do cliente o mais rápido possível.

O atendimento é, portanto, o retrato de sua empresa. Por este motivo, fica claro que vale a pena investir no potencial criativo de seus colaboradores. E, lembre-se, o consumidor pode demitir a todos de uma empresa, apenas deixando de comprar nela.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir