Categoria Economia  Noticia Atualizada em 18-03-2008

Em meio a turbulência, mercados asiáticos ensaiam recuper.
Bolsas de Tóquio e Hong Kong registraram alta
Em meio a turbulência, mercados asiáticos ensaiam recuper.

Os mercados da Ásia tentam se recuperar, nesta terça-feira (18), em meio à instabilidade mundial gerada pelos temores em relação à economia americana. Depois das quedas de segunda-feira (17), as bolsas de Tóquio e Hong Kong registraram alta. Xangai, contudo, registrou forte baixa.

O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio fechou em alta de 1,49%, aos 11.964,16 pontos. O índice Topix, que reúne todos os valores da primeira seção, subiu 1, 21%, aos 1.163,63 pontos. Apesar dos resultados positivos, as perdas dos pregões anteriores ainda não foram recuperadas. O Nikkei havia perdido mais de mil pontos nas três sessões anteriores, em conseqüência da desvalorização do dólar em relação ao iene e da fragilidade da economia americana.

Em Hong Kong, o índice referencial Hang Seng fechou em alta de 1,42%, aos 21.384 pontos.

Já em Xangai, a baixa foi a maior dos últimos oito meses. A bolsa fechou em queda de 3,96%, aos 3.668,90 pontos.

Na Europa, os mercados abriram em alta: 1,4% em Paris; 1,3% em Frankfurt; 1,34% em Zurique; e 1,68% no Ibex-35, de Madri.



Bovespa

Na segunda (17), a Bolsa de Valores de São Paulo encerrou o pregão em forte queda, refletindo a preocupação de que mais instituições financeiras dos Estados Unidos enfrentem crise de liquidez.

O Ibovespa teve baixa de 3,19%, aos 60.023 pontos. O volume de negócios somou R$ 6,95 bilhões.

Segundo operadores, medidas emergenciais do Federal Reserve para prover liquidez a
instituições financeiras dos Estados Unidos e as condições de compra do Bear Stearns pelo JP Morgan, ambas anunciadas no domingo, ampliaram os temores de uma crise mais pronunciada no sistema financeiro dos Estados Unidos.

Em meio a turbulência, mercados asiáticos ensaiam recuper. Bolsas de Tóquio e Hong Kong registraram alta.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir