Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-03-2008

Importadoras já trouxeram mais de 3 mil veículos neste ano
Vendas da BMW, Ferrari, Kia Motors, Maserati, Porsche e Ssangyong subiram 236%
Importadoras já trouxeram mais de 3 mil veículos neste ano
Foto: Reprodução/G1

Beneficiadas pelo aquecimento da economia brasileira, aumento de crédito para a compra de veículos e pela desvalorização do dólar, as filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) — BMW, Ferrari, Kia Motors, Maserati, Porsche e Ssangyong — encerram o primeiro bimestre do ano com a venda de 3.272 unidades. O crescimento é de 236% sobre o mesmo período do ano passado, quando foram comercializados 405 veículos.

No bimestre, a associação calcula que 2.871 carros foram emplacados. O volume é 213,43% maior ao acumulado nos dois primeiros meses de 2007, de 916 unidades.

Apesar da alta, as associadas consideram o número pífio. Segundo a Abeiva, em fevereiro, quando 1.810 unidades foram vendidas no atacado, a participação das importadoras oficiais representou 0,87% do mercado nacional. Em fevereiro de 2007, o índice era de 0,28%.

As empresas associadas à Abeiva não possuem produção nacional, por esse motivo, são excluídas dos acordos automotivos de importação, que dão vantagens ficais, como a isenção da alíquota de 35% sobre o valor do produto para entrar no país. Segundo o presidente da entidade, José Luiz Gandini, é essa desvantagem diante dos produtos importados pelas montadoras que dificulta a expansão das importadoras no Brasil.

A solução da Abeiva, proposta ao governo no início do ano passado, é a redução gradativa da alíquota de importação e a criação de um sistema de cotas que permita a entrada limitada de veículos sem taxação. Por enquanto, o governo não se mostrou interessado em alterar a atual barreira alfandegária.

A previsão da entidade é que as associadas encerrem o ano com um total de 22 mil unidades vendidas. O volume não chegaria a 1% do mercado total brasileiro.

Importadoras já trouxeram mais de 3 mil veículos neste ano. Vendas da BMW, Ferrari, Kia Motors, Maserati, Porsche e Ssangyong subiram 236%.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir