Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 28-03-2008

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM
A escola tem por caracter�stica um modelo produtivo equivocado em sua forma de perceber as estruturas que implicam em seu controle e planifica��o dos conte�dos a serem aplicados
A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM

A escola tem por caracter�stica um modelo produtivo equivocado em sua forma de perceber as estruturas que implicam em seu controle e planifica��o dos conte�dos a serem aplicados, pois o que se percebe s�o professores trabalhando de forma individualizada, comprometendo-se apenas em direcionar os objetivos espec�ficos a sua disciplina, e essa fragmenta��o e falta de "di�logo" entre as disciplinas dificulta a elabora��o do conhecimento de forma globalizada.

Para o trabalho de alfabetiza��o ser bem sucedido, faz-se necess�ria a compreens�o bem definida do objetivo geral de todas as disciplinas em rela��o ao educando, para posteriormente tra�arem de forma dial�gica e coletiva os objetivos, conforme a especificidade de cada disciplina.

Por ser o principal membro articulador da aprendizagem, o professor, a partir do cotidiano no �mbito escolar, pode perceber dificuldades e limita��es nas rela��es do processo de ensino-aprendizagem. Nesse momento, � necess�rio buscar respostas que expliquem as diversas formas de se construir o conhecimento.

Uma das propostas que se consolidaram por ter um car�ter altamente interativo e din�mico � a interdisciplinaridade, como sugere FAZENDA (1994:92) "O projeto interdisciplinar parte da d�vida, da pergunta, das indaga��es, do di�logo, da troca, da reciprocidade". Para tanto, todos os envolvidos devem assumir o seu papel analisando e refletindo, e sempre procurar contribuir e enriquecer no processo cont�nuo do aprender.

Um ponto importante que deve ser levantado para melhor compreens�o no que se refere a aprendizagem � a quest�o da capacita��o e at� mesmo a simples informa��o que o educador tem do que seja um trabalho interdisciplinar. Conforme JAPIASSU (1976:107) "Trata-se de encontrar procedimentos e "receitas" tendo em vista a utiliza��o da pr�tica do saber". Portanto, se o educador n�o pesquisar e procurar promover mudan�as que alterem a forma do aprendizado, ocorrer� o risco de tornar-se ultrapassado, ao passo que o professor que pesquisa e tem um bom dom�nio de conhecimento te�rico atrelado a pr�tica no eixo interdisciplinar, certamente estar� seguro e estabelecer� m�todos e a��es suficientemente claras, coerentes e detalhadas, e, al�m disso, ser� admirado por todos os que est�o envolvidos no processo de alfabetiza��o.

Segundo FAZENDA (1994:88) "Aprender a pesquisar, fazendo pesquisa, � pr�prio de uma educa��o interdisciplinar, que, segundo nossos dados, deveria se iniciar desde a pr�-escola". Trata-se da prepara��o dos educandos o mais cedo poss�vel, tornando um h�bito a pr�tica da pesquisa, para que os mesmos construam o conhecimento e tenham sempre a necessidade da coopera��o, da conquista e da integra��o.

E nesse ponto de vista o educador assume o papel de parceiro de seu aluno no processo de aprender e de ensinar, assumindo-se um mediador da aprendizagem, fazendo com que o aluno sinta prazer e alegria de aprender, tornando-se um sujeito ativo no processo de sua pr�pria transforma��o e na transforma��o da realidade.

Fonte: O Autor
 
Por:  Fabio Pereira Xavier     |      Imprimir