Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 01-04-2008

Exército americano anuncia morte de 45 criminosos em Bagdá
Veículos pegam fogo após serem atacados por avião norte-americano em Bagdá
Exército americano anuncia morte de 45 criminosos em Bagdá
Foto: Kareem Raheem/Reuters

(Atualiza o número de mortos) Bagdá, 31 mar (EFE).- Tropas americanas mataram 45 pessoas, descritas como "criminosos", em vários ataques aéreos no leste de Bagdá nas últimas horas, informou hoje o comando militar americano no Iraque.

O Exército americano utiliza habitualmente o termo "criminosos" para se referir a milicianos xiitas que atacam suas forças.

Segundo um comunicado divulgado hoje, as últimas 25 mortes ocorreram em vários ataques aéreos sobre uma área do leste da capital, origem habitual dos ataques dos últimos dias contra a Zona Verde de Bagdá.

A ofensiva teve como alvo vários grupos que tinham atacado antes militares americanos com artefatos explosivos e armas leves.

O Exército dos EUA tinha informado horas antes sobre a morte, também neste domingo, de outros 20 "criminosos" em Bagdá e em outras zonas do Iraque.

Doze das mortes ocorreram ao norte de Bagdá, em resposta a um ataque sofrido por uma patrulha americana.

Outras três pessoas morreram após lançar um ataque contra membros de uma divisão aerotransportada em um posto de controle, no norte da capital, enquanto os outros cinco "criminosos" foram abatidos em outras zonas de Bagdá.

No entanto, o comando americano não confirmou, até o momento, se as vítimas pertencem a grupos de influência xiita ou sunita.

Exército americano anuncia morte de 45 "criminosos" em Bagdá

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir