Categoria Politica  Noticia Atualizada em 01-04-2008

Sarkozy responsabiliza Farc po possivel morte de Betancourt
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, enviou hoje uma mensagem televisionada ao chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia
Sarkozy responsabiliza Farc po possivel morte de Betancourt
Foto: google

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, enviou hoje uma mensagem televisionada ao chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Manuel Marulanda, para que liberte imediatamente Ingrid Betancourt, e responsabilizou a guerrilha pela possível morte da refém, retida há mais de seis anos.

"Espero uma prova de humanidade, sem a qual tudo se complicará de novo. Basta uma decisão de sua parte para salvar uma mulher da morte e manter a esperança de todos os que continuam detidos. Tome esta decisão: liberte Ingrid Betancourt", afirmou Sarkozy O presidente francês afirmou que a refém das Farc "está em perigo de morte iminente e não tem forças para resistir a um cativeiro interminável" que se transforma em "tragédia".

Segundo o Comitê de Apoio francês a Ingrid Betancourt, a refém está em greve de fome há mais de um mês.

Sarkozy estendeu a mão para Marulanda com o intuito de continuar trabalhando por um acordo humanitário, mas disse que deve dar o passo de libertar Betancourt e os reféns mais debilitados.

"Não perca a oportunidade que se apresenta, seria uma falta política grave, uma tragédia humanitária, um crime. O senhor seria responsável pela morte de uma mulher", declarou Sarkozy.

Com a libertação de Betancourt "responderia à insuportável espera da família e ao clamor unânime da comunidade internacional", enquanto "tornaria compreensível" o discurso das Farc, "construiria caminhos de futuro e abriria perspectivas de paz", afirmou o presidente francês.

"O senhor que dirige as Farc tem uma reunião com a História. Não falte a ela", advertiu.

O presidente só aguarda um "sinal" das Farc para iniciar, "em contato com as autoridades competentes", uma missão humanitária.

Não é a primeira vez que Sarkozy se dirige a Marulanda através da imprensa. A mensagem de hoje foi divulgada minutos depois de o presidente francês receber membros do comitê de apoio a Betancourt, que entregaram a ele mais de 600 mil assinaturas para que fizesse algo pela libertação.

"Não temos o direito de seguir à toa. É aqui e agora. Está em jogo a vida de uma mulher. Cada um está agora diante de suas responsabilidades. O senhor (Marulanda) tem as suas, as assuma", concluiu.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir