Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 03-04-2008

Militares usam Wii e iPhone para controlar robôs
Objetivo é facilitar operação de máquinas para desarmar bombas e reconhecer terrenos
Militares usam Wii e iPhone para controlar robôs
Foto: Reprodução

Hackers destravam o iPhone para utilizar programas alternativos. Fisioterapeutas recomendam o Wii como opção saudável para exercícios físicos. E engenheiros militares utilizam essas duas tecnologias juntas para facilitar a tarefa de controlar robôs que desarmam bombas e exploram terrenos desconhecidos no campo de batalha.

David Bruemmer e Douglas Few, do Laboratório de Idaho do Departamento Norte Americano de Energia, modificaram um robô Packbot, da empresa iRobot, para reconhecer os comandos do Remote, o controle sem fio do Nintendo Wii - e o próximo passo é adaptar o iPhone.

Os robôs da linha Packbot podem assumir até seis configurações diferentes, para se adaptarem a necessidades como identificar e desarmar explosivos ou simplesmente atravessar um terreno, gravando as imagens em vídeo.

Em nome da jogabilidade
O controle dos robôs, porém, é complicado. Em entrevista ao site NewScientist, David Bruemmer diz que as pesquisas mostram que 90% do raciocínio do soldado é dedicado ao controle do robô - prejudicando a interpretação dos dados enviados pelo autômato.

O controle do Wii, que funciona sem fio e reconhece força, direção e sentidos aplicados pelo usuário, foi adaptado pelos pesquisadores com sucesso para simplificar o comando. Em vez de utilizar as duas mãos no manuseio de um controle complicado, portanto, o soldado apenas movimentaria o bastão do Wii para guiar o robô.

O próximo passo, segundo os engenheiros, é adaptar o iPhone para receber os vídeos enviados pelos robôs.

Atualmente, é necessário que o soldado opere um notebook para ver e editar os vídeos transmitidos pelo Packbot. Com a adaptação, o vídeo chegaria ao portátil iPhone, deixando a tarefa mais prática. Além disso, a tela sensível ao toque facilitaria o gerenciamento dos arquivos.

Militares usam Wii e iPhone para controlar robôs. Objetivo é facilitar operação de máquinas para desarmar bombas e reconhecer terrenos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir